25/03/2025 - 17:28 - Gerais
Projeto “Páginas de Empatia” leva literatura e inclusão a estudantes de Patos-PB
No sábado, 15 de março de 2025, aconteceu a ação cultural “Páginas de Empatia”, contemplada pelo edital número 004, decorrente da Política Nacional Aldir Blanc, direcionado pela Secretaria de Cultura de Patos-PB (Secult).
O projeto, idealizado pela jornalista e escritora Laryssa Cristiny Moraes, levou a literatura como ferramenta de inclusão para alunos da Escola Municipal Doutor Dionísio da Costa. A iniciativa aconteceu das 14h às 17h e foi voltada para estudantes da rede pública municipal, garantindo também cotas para pessoas com deficiência.
A atividade teve como destaque a doação de exemplares do livro “Mais Semanas do que Posso Contar”, que aborda a microcefalia em crianças. Além da entrega dos livros, a escritora promoveu uma exposição com outras obras de sua autoria, incentivando aos alunos a conhecer mais livros e autores nacionais sobre, além de conhecerem livros sobre inclusão e respeito às diferenças.
Para Laryssa Cristiny, a ação foi um momento especial de troca e aprendizado:
“Tivemos a oportunidade de doar cinco exemplares do livro para a biblioteca da escola. Nosso objetivo é ampliar o conhecimento sobre a microcefalia e despertar nos alunos o olhar para a inclusão, a empatia e o acolhimento.”
A ação foi acompanhada por uma equipe técnica responsável pelo direcionamento de público, registro fotográfico e produção de conteúdo audiovisual, garantindo que os momentos vividos pudessem ser compartilhados e valorizados.
A diretora da escola, Joana Mércia, ressaltou a importância do projeto para a formação dos estudantes:
“O contato com a literatura e a possibilidade de discutir temas tão relevantes são fundamentais para o crescimento dos nossos alunos. Projetos como esse fortalecem a educação e promovem uma cultura de respeito e empatia.”
A tarde foi marcada pelo envolvimento dos alunos e pelo impacto positivo do projeto, que reafirma o poder da leitura na construção de uma sociedade mais consciente e inclusiva.
A autora ainda revelou que seu projeto contempla mais 3 escolas da rede municipal: EMEF Sady e Ágaba, Aristides e EMEF Alírio Meira Wanderley.
Confira os registros deste momento especial:
Blog do Jordan Bezerra | Educação
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle