21/04/2025 - 11:07 - Gerais
Foto de divulgação
O que começou como uma diversão entre amigos de infância já está viralizando nas redes sociais com vídeos que já ultrapassaram a marca de milhões de visualizações. Essa é a história do grupo de pagode Cruz Credo, formado por estudantes de São Mamede, no Sertão paraibano.
Do início fazendo baldes de percussão e improvisando um violão como cavaquinho, os garotos se tornaram uma “sensação” nas redes sociais: um dos vídeos, publicado em 2023, já chegou a mais de 13 milhões de visualizações, juntando o Instagram e o TikTok.
“Na nossa cidade não tinha um grupo de pagode, então a gente pensou porque a gente não faz um e consegue expandir esse grupo na cidade? Mesmo com todas as dificuldades, numa cidade com 10 mil habitantes… A sorte nossa foi ter postado esse vídeo e ter ‘bombado'”, contou Francisco de Assis, o violonista da banda. O grupo também é formado por Merton Sales (pandeiro), Mateus Sales (tantã), Henrique Soares (cavaquinho), João Paulo (reco-reco), Rian (surdo) e Ezequiel (baixo).
A produção do vídeo que teve a maior repercussão nas redes sociais do grupo começou de forma bem “despojada”, assim como o começo dos meninos.
“A gente ficava batendo nas mesas, aí tivemos a ideia de levar os instrumentos pra escola. Na brincadeira, a gente pegou duas músicas, ‘Deixa alagar’ e ‘Temporal’, e pedimos pra um menino gravar o vídeo. Quando a gente chegou em casa, decidimos postar. Criamos o Instagram e o TikTok, aí o TikTok explodiu”, conta Merton.
A primeira apresentação como grupo teve um incentivo de um professor, que os chamou para um projeto cultural na cidade. “Ensaiamos na escola, aproveitando uma pausa das aulas. A gente fez dois ensaios e deu certo”, disse Merton.
A ideia é também produzir e gravar músicas autorais e o grupo já trabalha nas composições. “A gente está compondo. Faço metade de uma música, aí jogo pros meninos. Faço outro pedaço… Mas a gente tá com a ideia de ir pro estúdio”, disse Henrique.
O grupo participou do programa Mulher Demais (TV Correio), onde contou mais detalhes da carreira e tocou algumas das músicas do repertório. Confira abaixo:
Portal Correio
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle