Polêmica: pais de filhos autistas denunciam que secretaria de educação de Patos está com tratamento discriminatório; veja

18/07/2025 - 16:18 - Gerais

Compartilhe:
Polêmica: pais de filhos autistas denunciam que secretaria de educação de Patos está com tratamento discriminatório; veja

Polêmica: pais de filhos autistas denunciam que secretaria de educação de Patos está com tratamento discriminatório

 

Uma polêmica envolvendo a Secretaria de Educação do município de Patos ganhou repercussão nesta sexta-feira, 18 de julho, após pais denunciarem publicamente o que classificam como uma postura discriminatória contra crianças autistas. A denúncia foi destaque no programa de rádio apresentado por Jamerson Ferreira.

 


Segundo os relatos, uma postagem feita pela Secretaria de Educação orientava os pais a separarem objetos para uma sessão de cinema, mas excluía as crianças autistas da atividade. A justificativa, publicada em um comentário pelo jornalista Zé Filho, que atua como assessor da pasta, gerou ainda mais revolta entre os pais.

 


No comentário, Zé Filho escreveu: “As crianças com deficiência, a exemplo do autismo, não podem ficar em salas de cinema com barulho e escuras. Por isso, irão em outra sessão adaptada para crianças PcD.”

 


A resposta de uma irmã, Gerlanny Guedes, contestou a explicação: “É bom antes de começar estudar mais sobre os autistas, primeiro sobre os graus que existem e sobre as suas circunstâncias! Meu irmão tem 10 anos e é autista (…) Ele vai ao cinema e sempre fica até o final, é inclusive um momento que ele ama vivenciar MESMO SENDO AUTISTA. É melhor admitir que ocorreu o erro do que tentar justificar o que é injustificável.”

 


A situação gerou indignação em grupos de mensagens e motivou o vereador Josmá Oliveira a emitir uma nota de repúdio. “Segregar e discriminar as crianças autistas, as taxando como deficientes, dessa forma, não é a postura apropriada para a educação de Patos. Que deveria estar fazendo justamente o contrário, desenvolvendo políticas para inclusão social através de meios pedagógicos com respeito e empatia.”, declarou o parlamentar. Josmá também afirmou que apresentará o caso na Câmara Municipal assim que o recesso chegar ao fim.




Os pais cobram uma retratação oficial da Secretaria de Educação e uma posição do prefeito sobre o caso.




O espaço está aberto para a Secretaria de Educação do município de Patos se pronunciar.

 

 

Blog do Jordan Bezerra



Fotos