Professores da UEPB iniciam greve por tempo indeterminado

22/09/2025 - 11:25 - Gerais

Compartilhe:
Professores da UEPB iniciam greve por tempo indeterminado

Professores da UEPB iniciam greve por tempo indeterminado

 

Os professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) iniciaram uma greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira (22). A decisão foi aprovada em assembleia geral da Associação dos Docentes da UEPB (Aduepb) na última quinta (18) nos campi de Campina Grande, Araruna, Guarabira, Monteiro, Catolé do Rocha, Patos e João Pessoa.

 


A categoria reivindica o pagamento do retroativo das progressões de carreira; a recomposição do orçamento da universidade, com o cumprimento da Lei de Autonomia (nº 7643/2004); a realização de novos concursos para docentes efetivos, diante do elevado número de docentes temporários (393); e a instalação de uma mesa de negociação para discutir as perdas salariais acumuladas nos últimos quatro anos, que chegam a 22,9%.

 


Retroativo


De acordo com o sindicato nacional (ANDES), a dívida referente ao retroativo das progressões de carreira das e dos docentes já ultrapassa R$ 75 milhões. O montante corresponde ao período de 2018 a 2023, quando ocorreu um congelamento das progressões de carreira por meio da Lei Estadual nº 10.660/16.

 


Em 2024, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) apresentou uma proposta de acordo que previa 40% de deságio e parcelamento em 42 meses. As professoras e os professores rejeitaram a proposta e tentam negociações.

 

 


MaisPB