Banco Central lança ferramenta no Pix para agilizar devolução em casos de golpes

30/09/2025 - 15:19 - Gerais

Compartilhe:
Banco Central lança ferramenta no Pix para agilizar devolução em casos de golpes

Banco Central lança ferramenta no Pix para agilizar devolução em casos de golpes

 

A partir desta quarta-feira, 01 de outubro, o sistema de pagamentos instantâneos Pix contará com uma nova funcionalidade: o chamado “botão de contestação”, que permitirá às vítimas de golpes acionarem diretamente a devolução de valores de forma digital. A medida foi anunciada nesta terça-feira, 30 de setembro, pelo Banco Central.


A novidade busca resolver uma dificuldade recorrente: muitas vezes, quando a fraude é denunciada, o golpista já conseguiu movimentar o dinheiro, tornando a recuperação praticamente inviável. Com a nova ferramenta, o banco que recebeu os recursos será imediatamente notificado, podendo bloquear os valores de forma total ou parcial antes que sejam repassados para outras contas.


Segundo o Banco Central, após a solicitação feita pelo usuário, as instituições financeiras terão até sete dias para analisar a contestação. Caso seja confirmado que houve fraude ou coerção, o montante é devolvido à vítima em até 11 dias.


O órgão ressalta, no entanto, que a funcionalidade não se aplica a situações como erros de digitação, arrependimento da transferência ou disputas comerciais. O botão é exclusivo para transações classificadas como golpes ou fraudes.


A implementação reforça a estratégia de aumentar a segurança do Pix, que desde o seu lançamento em 2020 se consolidou como o meio de pagamento mais popular do país, mas que também se tornou alvo constante de criminosos digitais.

 

 

 

Blog do Jordan Bezerra

com informações de Polêmica Paraíba