Foram convocadas:
Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-JP);
27/11/2025 - 09:48 - Gerais
Mesmo após polêmicas, direção da Estação Cabo Branco mantém festival de churrasco; MPPB convoca audiência para investigar uso do espaço
Mesmo após a polêmica envolvendo o agendamento de um leilão de cavalos na Estação Cabo Branco, cancelado nessa quarta-feira (26) pelo prefeito Cícero Lucena (MDB), outro evento privado segue confirmado no equipamento público: o Festival BBQ Show João Pessoa, previsto para o dia 31 de janeiro, com venda de ingressos em andamento.
A permanência do evento ocorre em meio a críticas sobre a forma como a Estação, projetada por Oscar Niemeyer e criada para fins culturais, científicos e educativos, vem sendo utilizada pela gestão municipal. O equipamento está localizado em uma área de proteção ambiental, nas proximidades do Farol do Cabo Branco e da Ponta do Seixas.
Além do leilão que seria promovido pela empresa Cavalos de Vitrine, a Estação foi utilizada nos últimos dias para armazenar banheiros químicos, que ficaram espalhados nos jardins após um show da família Bell Marques realizado no espaço.
As denúncias ganharam força depois que o ex-governador Ricardo Coutinho publicou um vídeo criticando a Prefeitura de João Pessoa pelo uso considerado indevido do equipamento público.
“Depois do absurdo dos banheiros químicos espalhados nos jardins, agora anunciam até leilão de cavalos. Isso é uma violência contra a cultura, contra a memória e contra o povo de João Pessoa.”, disse.
Diante da repercussão, o Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio do promotor Edmilson de Campos Leite Filho, convocou uma audiência para a próxima terça-feira (2) a fim de obter informações detalhadas sobre os eventos privados realizados ou autorizados na Estação Cabo Branco.
Foram convocadas:
Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-JP);
Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb);
Secretaria do Meio Ambiente (Semam);
Procuradoria-Geral do Município (PGM);
Direção da Estação Cabo Branco.
O MP solicitou documentos como licenças, autorizações, contratos, processos administrativos e relatórios de fiscalização relacionados à realização de eventos no equipamento.
A Procuradoria-Geral do Município também deverá esclarecer possíveis irregularidades na cessão do bem público para finalidades distintas das que justificaram sua criação, considerando ainda a proteção ambiental da área.
O prefeito Cícero Lucena afirmou que não tinha conhecimento sobre o leilão de cavalos e determinou o cancelamento imediato. Segundo ele, a Estação “não é local apropriado” para esse tipo de evento.
Até o momento, o diretor da Estação Cabo Branco, Olié Martins, não se pronunciou oficialmente sobre as polêmicas envolvendo o uso do espaço, nem sobre os eventos privados programados.
Com o Festival BBQ Show mantido e a audiência marcada pelo MPPB, o debate sobre a preservação, a destinação e a gestão da Estação Cabo Branco deve se intensificar nos próximos dias.
A reunião com o Ministério Público pode definir novos rumos para um dos principais equipamentos culturais e arquitetônicos da Paraíba.
Polêmica Paraíba
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle