Capital da Indonésia desbanca Tóquio e se torna a cidade mais populosa do mundo

27/11/2025 - 10:21 - Gerais

Compartilhe:
Capital da Indonésia desbanca Tóquio e se torna a cidade mais populosa do mundo

Capital da Indonésia desbanca Tóquio e se torna a cidade mais populosa do mundo

Aniversário Patos PB

 


Tóquio perde posto de cidade mais populosa para Jacarta, segundo a ONU. Daca deve assumir a liderança até 2050. Estudo destaca a importância da gestão urbana para o desenvolvimento sustentável.

 
A capital da Indonésia, Jacarta, é o maior centro urbano do mundo com uma população de quase 42 milhões de habitantes, de acordo com uma nova pesquisa das Nações Unidas.

 
Tóquio era a maior cidade do mundo no ano 2000, mas o crescimento populacional mais lento ao longo do último quarto de século fez com que ela fosse agora superada por Jacarta e pela capital de Bangladesh, Daca.

 
Projeções e crescimento asiático

 

A Divisão de População do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU descobriu que Jacarta e Daca, com sua população de quase 37 milhões de pessoas, agora excedem em muito os 33 milhões de Tóquio.

 
Espera-se que Daca se torne a maior cidade do mundo até 2050, enquanto a população de Tóquio deve diminuir nos próximos 25 anos — refletindo a população envelhecida e em declínio do Japão.

 
Ásia domina a lista das maiores cidades

 

Nove das 10 cidades mais populosas do planeta estão localizadas na Ásia, disseram os autores do relatório, com o Cairo, no Egito, sendo a única cidade não asiática a figurar entre as 10 primeiras.

 
Os autores do relatório da ONU disseram que Kuala Lumpur, a capital da Malásia, provavelmente ultrapassaria a marca de 10 milhões de habitantes até 2050 para se tornar uma das várias megacidades adicionais, juntamente com Adis Abeba, na Etiópia, e Hajipur, na Índia.

 
Urbanização como força de transformação

 

Li Junhua, chefe do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, disse em um comunicado que “a urbanização é uma força definidora do nosso tempo”.

 
Quando gerenciada de forma inclusiva e estratégica, ela pode abrir caminhos transformadores para a ação climática, o crescimento econômico e a equidade social”, disse ele.


Para alcançar um desenvolvimento territorial equilibrado, os países devem adotar políticas nacionais integradas que alinhem habitação, uso da terra, mobilidade e serviços públicos em áreas urbanas e rurais”.


As cidades mais populosas do mundo em 2025:

 

 

 

Assista ao vídeo desta notícia:



 

 

 

Portal MIE