Rojão, resort de luxo, 'dezenas de mortos': o que se sabe sobre o incêndio em estação de esqui na Suíça

01/01/2026 - 14:09 - Gerais

Compartilhe:
Rojão, resort de luxo, \'dezenas de mortos\': o que se sabe sobre o incêndio em estação de esqui na Suíça

Aniversário Patos PB

 

Pelo menos 10 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas, a maioria com gravidade, após uma explosão durante uma festa de Ano Novo na estação de esqui de Crans-Montana, na Suíça, nesta quinta-feira (1°).

 

Segundo a polícia local, ainda não se sabe o que pode ter causado o incêndio e a identidade de nenhuma vítima foi informada. O bar era frequentado por jovens e moradores contam que pais estão chegando ao local e buscando linhas de telefone em busca de informações.

 

Abaixo, o g1 explica o que se sabe sobre o caso.

 

O que aconteceu?

 

Uma explosão seguida de incêndio atingiu um bar durante uma festa de Ano Novo na estação de esqui de Crans-Montana, na Suíça, na madrugada desta quinta-feira (1º).

 

O fogo ocorreu dentro do bar Le Constellation, que fica dentro do resort de esqui de Crans-Montana. O incêndio começou por volta da 1h30 no horário local (20h30 de quarta-feira pelo horário de Brasília).

 

Testemunhas disseram que o fogo se espalhou rapidamente pelo teto de madeira, o que impediu que muitas pessoas deixassem o local a tempo.

 

Um morador contou que a comunidade ouviu o barulho e achou ser uma comemoração de Ano Novo até perceber o fogo do lado de fora do bar. Muitos ajudaram as vítimas a saírem do local e foram socorridas de forma improvisada em estabelecimentos próximos.

 

Já se sabe o que causou as chamas?

 

Ainda não há confirmação oficial sobre a causa do incêndio. A polícia local disse suspeitar de uma explosão acidental causada por um incêndio e afirmou descartar, por enquanto, a hipótese de terrorismo.

 

As duas possibilidades levantadas até agora são:

 

Explosão causada por um rojão: o Ministério das Relações Exteriores da Itália afirmou que um rojão pode ter provocado a explosão.

 

Velas: já duas turistas francesas relataram à TV BFM que o fogo teria começado após uma funcionária acender velas muito perto do teto de madeira.

 

Qual o número de mortos e feridos?

 

O governo local confirmou oficialmente dez mortos, mas disse que “dezenas de pessoas podem ter morrido”.

 

As autoridades contabilizam cerca de 100 feridos, a maioria em estado grave.

 

Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Itália, a polícia suíça acredita que o número de mortos pode aumentar e chegar a cerca de 40. O chefe da polícia local disse que “várias dezenas” podem ter morrido.

 

Já se sabe quem são as vítimas?

 

O nome e a nacionalidade das dez pessoas mortas não foi divulgado pelas autoridades.

 

Nesta quinta-feira (1°) autoridades locais montaram uma força-tarefa para a retirada dos corpos e identificação.

 

Um morador contou que foi montado um canal de informações para ajudar, principalmente os pais, que começaram a chegar em busca de informações.

 

O chefe da equipe suíça de resgate aéreo que está coordenando o transporte dos feridos para o hospital disse que muitas das vítimas são jovens.

 

"Ficou evidente que também havia um grande número de pacientes jovens entre eles", disse ele à emissora suíça SRF.

 

Autoridades afirmaram que a identificação dos corpos pode levar semanas por estarem carbonizados.

 

Há vítimas estrangeiras ou brasileiras?

 

O governo francês informou que dois cidadãos do país ficaram feridos.

 

Um morador que ajudou no resgate às vítimas disse que a maioria das vítimas era estrangeira.

 

O Consulado do Brasil em Genebra disse à TV Globo que, até o momento, não havia notificação sobre brasileiros entre as vítimas, mas que diplomatas checavam as informações com as autoridades locais.

 

Os responsáveis pelo bar já se manifestaram?

 

Em entrevista coletiva, a polícia e a promotora que investiga o caso não informaram se já sabem a causa do incêndio nem se havia irregularidades no bar. Os responsáveis pelo estabelecimento não haviam se pronunciado até a última atualização, e as redes sociais do bar estavam fora do ar.

 

O resort de Crans-Montana divulgou uma nota lamentando a tragédia.

 

G1