15/01/2026 - 13:52 - Gerais
Cães agonizam e morrem por envenenamento no distrito de Santa Gertrudes, gerando revolta
A situação dos animais de rua, principalmente cães, é uma problemática bastante conhecida na cidade de Patos devido a anos de negligência, falta de políticas públicas e educação ambiental.
Na manhã desta quinta-feira, dia 15 de janeiro, uma moradora do Distrito de Santa Gertrudes, município de Patos, enviou um vídeo de um cachorro agonizando e morrendo após envenenamento.
Ela relatou que o caso vem se repetindo e, de tempos em tempos, se agrava, pois aumenta o número de cães mortos da mesma forma e causando revolta no distrito que tem um número grande de cães de rua.
No Brasil, o crime de maus-tratos a animais está previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), com penas agravadas para cães e gatos pela Lei nº 14.064/2020, que estabelece reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda, transformando-os em crimes mais sérios do que para outras espécies, que mantêm pena de detenção de 3 meses a 1 ano.
Esse tipo de crime deve ser denunciado nas delegacias de polícia para ser investigado. Câmeras de segurança e denúncias anônimas podem ajudar a punir os criminosos e impedir que continuem sendo praticados.
Polêmica Patos
© Copyright 2018 - 2026 - Todos os direitos reservados - Painel de controle