Instituto Federal do Sertão Paraibano – IFSPB: esperanças e desafios

10/02/2026 - 23:44 - Gerais

Compartilhe:
Instituto Federal do Sertão Paraibano – IFSPB: esperanças e desafios

Aniversário Patos PB

 

A notícia da criação de uma Instituição Federal de Ensino no Sertão da Paraíba é motivo de entusiasmo e esperança. Para nós, que acreditamos na educação como o instrumento mais eficaz para a transformação social de um território e sua população, contarmos com um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, que encarne nossa identidade e comprometa-se com nossos anseios, fortalece nosso protagonismo e consolida nossos propósitos. 

 

Com nosso IFSPB, nossos Campi já implantados e outros que virão poderão planejar e oferecer à população uma formação acadêmica mais diversificada e plural. A possibilidade de gerir nosso orçamento e estruturar nossas políticas de expansão e manutenção democratiza os recursos e agiliza a transformação dos mesmos em iniciativas concretas de melhorias estruturais e em políticas de acesso, permanência e êxito dos nossos estudantes.

 

Ressalte-se que o IFSPB surge, como pioneiro, de um processo de reordenamento da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia a partir do desmembramento de sete Campi do IFPB. Sousa (1955), Cajazeiras (1994), Patos (2009), Princesa Isabel (2014), Catolé do Rocha (2014), Itaporanga (2016) e Santa Luzia (2017) são instituições federais já consolidadas por décadas de atividades acadêmicas que têm feito a diferença e transformado a vida de dezenas de milhares de filhos e filhas de sertanejos. 

 

Em defesa da história dos nossos Campi do Sertão e dos seus protagonistas – estudantes, servidores, pais e sociedade em geral – defendemos e reivindicamos que essa travessia para a organização e consolidação do nosso IFSPB respeite os princípios essenciais do serviço público: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Para tanto, é indispensável que o processo de condução da implantação da nova Instituição Federal de Ensino tenha como principais agentes aqueles e aquelas que, com esmero e identificação, têm se dedicado ao desenvolvimento dos nossos sete Campi situados no Sertão Paraibano. 

 

O entusiasmo pelo qual somos tomados neste momento não pode ser ofuscado pelo temor que nos ronda de que intervenções e interesses externos excessivos nos imponham, a contragosto e sem escuta, personagens alheios ao nosso cotidiano institucional e ao nosso desejo de uma transição equilibrada e cadenciada, sob a liderança dos que já estão nesta arena sertaneja e que contam com o respaldo e apoio dos seus pares. 

 

Esta é uma luta de todos nós sertanejos. Por isso, estamos convidando a sociedade patoense para participar de uma audiência pública a ser realizada na Associação Comercial de Patos no próximo dia 25 de fevereiro, a partir das 19h. Na ocasião, debateremos a importância e os impactos do nosso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Paraibano – IFSPB, no desenvolvimento de todo o sertão paraibano, em particular da região polarizada por nossa querida Cidade de Patos, sede da reitoria da nova instituição. Sintam-se todos convidados!

 

Comissão organizadora da audiência pública.