Entrevista: Reitor da UNIFIP, João Leuson, fala sobre conquistas, avanços e próximos passos da Instituição

02/07/2019 - 07:06 - Gerais

Compartilhe:
Entrevista: Reitor da UNIFIP, João Leuson, fala sobre conquistas, avanços e próximos passos da Instituição

Diretor da UNIFIP, João Leuson

 

 

O Reitor do Centro Universitário UNIFIP, João Leuson Palmeira, concedeu uma entrevista exclusiva ao Blog do Jordan Bezerra, na tarde desta segunda-feira, dia 1 de julho de 2019, para falar sobre as novas conquistas da instituição de ensino, que, além de ter inaugurado novas unidades em Campina Grande e no Vale do Piancó, também recebeu do Ministério da Educação o direito de se tornar universidade.

 

Com a mudança, as Faculdades Integradas de Patos (FIP) agora passam a se chamar Centro Universitário UNIFIP. Mas a modificação não é só no nome, a alteração da classificação permite à instituição abrir novos cursos nas unidades de ensino, ampliar as vagas dos cursos já existentes e expandir a UNIFIP para outros estados. Além disso, os professores poderão trabalhar em período integral e a instituição terá mais autonomia para proporcionar desenvolvimento.

 

“O mais importante desta transformação para Centro Universitário é a autonomia. Nós deixamos de ser faculdades integradas para ser centro universitário e isso representa, na prática, que passaremos a ter mais liberdade de para aumentar os números de vagas, poderemos criar novos cursos e poderemos emitir nossos certificados sem a intervenção de outras universidades. Nós também teremos a liberdade de criar cursos à distância, poderemos criar novas parcerias e convênios com universidades estrangeiras, entre tantas outras possibilidades que poderão gerar desenvolvimento e crescimento da instituição. Com isso, Patos ganha o primeiro Centro Universitário do sertão da Paraíba, reconhecido pela sua qualidade de ensino e pela possibilidade de oferecer mais oportunidades”, explicou João Leuson.

 

O Reitor falou ainda sobre a expansão da instituição para outros municípios, a exemplo de Campina Grande, onde a FIP inaugurou um grande complexo educacional que já está em pleno funcionamento. Ele destacou as próximas novidades que estão sendo planejadas pela instituição.

 

“Nós assumimos o nome de UNIFIP a partir do momento que a portaria do MEC foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).  Em Campina Grande nós continuaremos com a nomenclatura FIP, e em 2020.1 pretendemos abrir mais três cursos. Já no Vale do Piancó, a FAVAP, foi adquirida e irá funcionar com os cursos de direito e enfermagem, ambos já foram protocolados no MEC e estamos esperando a visita da comissão de avaliação. Acreditamos que no início do próximo ano já estaremos funcionando por lá. O momento no Brasil é de muita expectativa, de reformas, de melhorias, e nesse contexto nós esperamos a evolução na ampliação da UNIFIP, para que em breve possamos anunciar novos cursos. Nós também implantamos os cursos de Marketing, Gestão Hospitalar e Medicina Veterinária ultimamente, que já foram autorizados, além dos cursos a distância para todo o país”, destacou o Reitor.


 

João Leuson afirmou que estas inovações são avanços que consolidam ainda mais o trabalho que vem sendo realizado há 50 anos, em nome da Instituição de ensino, em função do desenvolvimento da educação superior no Sertão paraibano.


 

Blog do Jordan Bezerra