Superintendente do Incra é afastado durante operação da PF contra desvio de recursos

13/11/2019 - 09:02 - Gerais

Compartilhe:
Superintendente do Incra é afastado durante operação da PF contra desvio de recursos

Superintendente do Incra é afastado durante operação da PF contra desvio de recursos

PF diz que foi observado esquema de fraude na seleção de empresas para prestar serviços ao órgão. Operação cumpriu oito mandados de busca e apreensão e seis de intimação.


O superintendente do Incra no Tocantins e ex-deputado estadual, Carlos Alberto da Costa, conhecido como Carlão da Saneatins, foi afastado do cargo provisoriamente, durante a operação Nudae da Polícia Federal, realizada nesta sexta-feira (31). Os policiais investigam um esquema de fraudes e desvios de recursos públicos.


O superintendente afirmou que não participou de qualquer atividade ilícita e garantiu que vai contribuir com as investigações. Disse ainda que as contratações foram feitas antes de assumir a superintendência do Incra no Tocantins, em gestões anteriores.


Costa está proibido de entrar no Instituto e nas entidades de assistência técnica no Estado, por determinação da Justiça Federal. Durante a operação, os policiais cumprem oito mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas.

 O pedido de afastamento do superintendente foi feito pelo Ministério Público Federal após a investigação da PF. A suspeita é que haja um suposto esquema envolvendo o superintendente regional, fiscais de contratos e representantes das empresas contratadas. Segundo o MPE, a finalidade era realizar pagamentos por serviços de assistência técnica que não haviam sido efetivamente executados.
 Os investigados podem responder pelo crime de fraude à licitação. O nome da operação faz alusão ao termo "desassistidos" em latim.
 G1