PSB poderá ter três nomes na chapa majoritária: utopia ou realidade? - Por Jordan Bezerra

06/10/2025 - 20:58 - Opinião

Compartilhe:
PSB poderá ter três nomes na chapa majoritária: utopia ou realidade? - Por Jordan Bezerra

 

Na Paraíba se respira política, isso é fato. Tanto é verdade que, desde 2024, a turma só fala e se debate sobre o pleito de 2026. Pois bem, as chapas já ‘divulgadas’ Paraíba a fora indicam que é tempo de pré-campanha. Porém, os políticos afirmam que o pleito foi muito antecipado e, por isso, têm que correr atrás do ‘prejuízo’ dessa antecipação da eleição.


A preço de hoje, do lado do governador João Azevêdo (PSB), que está se colocando como pré-candidato ao Senado, naturalmente abrindo a vaga para seu vice, Lucas Ribeiro (PP), que já afirmou por várias vezes que será o candidato natural ao governo.


Do outro lado, a posição apresenta os seguintes cenários: o senador Efraim Filho (UB), que já colocou seu ‘foguete’ para voar pela Paraíba e diz que foguete não dá ré, como pré-candidato ao governo do estado. Na outra frente, Cícero Lucena, que era do PP, mas não teve guarita no partido, pois este vai lançar Lucas Ribeiro, então o Caboclinho deixou a legenda e montou no seu ‘cavalo selado’ para cavalgar os quatro cantos da Paraíba. Entretanto, Cícero precisará de um partido para disputar a eleição e já recebeu convites de algumas legendas, a exemplo do AVANTE, PSDB e MDB, sendo este último o mais cotado para conquistar a simpatia do prefeito de João Pessoa. O senador Veneziano espera o SIM de Cícero.


Esclarecidos os três cenários para a disputa ao governo, vamos exemplificar o tabuleiro político e explicar por que o PSB, partido de João Azevêdo, poderá emplacar três nomes na chapa majoritária: João, Lucas e Deusdete. Como assim, Jordan? Lucas é do Progressistas (PP) atualmente, mas poderá mudar, visto que existe uma ‘briga’ entre Aguinaldo Ribeiro, tio, e Efraim Filho para definir quem ficará com o comando da Federação na Paraíba. No campo nacional, Ciro Nogueira e Antônio Rueda já declararam apoio irrestrito ao pessoal da Direita, alinhados politicamente ao senador Efraim Filho na Paraíba. Já o vice-governador Lucas Ribeiro disse que votará em Lula para presidente em 2026, portanto apoiará a Esquerda.


Outro ponto é que Cícero Lucena, prefeito de João Pessoa, e seu filho, deputado federal Mersinho Lucena, deixaram o PP. Por esses motivos, alguns analistas políticos da Paraíba preveem que a conjuntura atual favorecerá muito Efraim Filho para ser escolhido para comandar a Federação União Progressista, em vez de Aguinaldo Ribeiro.


Trabalhando com a hipótese de Aguinaldo ficar sem a Federação, e considerando que Efraim Filho é pré-candidato ao governo, não haveria outra alternativa para Lucas senão migrar para outra legenda, ou seja, ir para o PSB de João. Quem falou isso foi o braço direito do governador, o secretário de Administração Tibério Limeira, em entrevista no dia 16 de setembro de 2025.


Lucas indo para o PSB já representaria dois nomes na chapa majoritária. E o terceiro, quem seria? Vale lembrar que a vaga de vice na chapa de Lucas está em aberto, e o nome mais lembrado é o do supersecretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Deusdete Queiroga (PSB), que admitiu em entrevista no dia 3 de outubro que está pronto para qualquer missão: “Estou com o governador para o que der e vier”. Para quem duvidava, aí estão os três nomes do PSB na chapa. É utopia ou realidade? Ainda não sabemos. Não é uma engenharia fácil, mas já foi provado que é possível.


É bem verdade que, se a equação complexa da política for resolvida, o PSB ficaria com três nomes na chapa, recapitulando: João para o Senado, Lucas para o governo e Deusdete para vice. Já a outra vaga do Senado está definida: Nabor Wanderley, do Republicanos.


Quem viver verá!


Por Jordan Bezerra