22/09/2023 - 08:01 - Policial
Em Patos: Mulher afirma ter sido vítima de golpe por homem que estaria se passando por funcionário da Cagepa
Na manhã desta quinta-feira, dia 21 de setembro, a redação do Patosonline.com foi procurada pela cidadã Francyska Lopes, que trabalha com produção de bolos e tortas, fazendo o relato de um golpe no qual foi vítima, envolvendo um homem que seria servidor público da Cagepa e estaria se passando por outro funcionário da empresa estatal.
De acordo com Fracyska, na noite da última terça-feira (19) ela foi procurada pelo indivíduo, que se apresentou como sendo um funcionário da Cagepa, inclusive com foto de crachá, pedindo para fazer um orçamento com bolos, tortas e salgados, para um evento da empresa que iria ocorrer na cidade de Patos com a presença de autoridades políticas.
Dentro desse orçamento, o mesmo pediu para incluir alguns copos stanley personalizados, e mandou que Francyska procurasse outro rapaz de sua indicação para adquirir os copos.
“Meu orçamento seria só bolos, tortas e salgados, só que ele pediu pra eu colocar nesse orçamento uns copos stanleys, e esses copos que teria que comprar de outra pessoa, pessoa essa que ele me indicou e que é ele mesmo. O golpe é dos copos, eu fui comprar os copos pra colocar no orçamento, pra ele pagar, como se estivesse comprando a mim”, relatou.
Francyska relatou que confrontou o homem dizendo que seria golpe e estaria receosa em pegar a encomenda por isso, mas o mesmo enviou a foto do crachá da Cagepa, contendo dados que seriam seus, e ela então acreditou ser verídico. Além disso, o indivíduo enviou também um comprovante de depósito no valor de R$ 4.300,00 como pagamento da encomenda, mas esse valor não foi creditado em sua conta.
A cidadã, receosa, resolveu ligar para a Cagepa e questionou se realmente haveria esse evento na cidade de Patos, no entanto, foi informada pela atendente que se trataria de um golpe e essa seria a terceira vez na qual este indivíduo tenta aplicar a prática criminosa no nome de outro servidor da empresa.
Francyska foi pra delegacia e enquanto estava lá, o verdadeiro funcionário ligou para ela e confirmou que esse outro servidor estaria se passando por ele e já havia aplicado golpes em Campina Grande, João Pessoa e agora em Patos.
Ela disse que acabou tendo um prejuízo de R$ 540,00 com o pagamento dos copos via PIX para o golpista.
“Primeiro ele pediu 8 copos e depois foi aumentando e nisso eu tinha que fazer o pix de sinal. Eu não tinha dinheiro, peguei o dinheiro emprestado, tirei dinheiro da fisioterapia da minha irmã, pra poder fazer isso, porque essa encomenda iria ajudar em casa”, relatou Francyska.
Sobre o assunto, o Patosonline.com procurou a Gerência Regional da Cagepa, que enviou a seguinte nota:
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) se preocupa com a transparência e a segurança em todas as nossas operações e interações com fornecedores e parceiros. É nosso compromisso assegurar que todos os procedimentos de compras e pagamentos sejam conduzidos de maneira oficial e legítima.
A Cagepa não realiza compras por WhatsApp, telefone ou qualquer outro canal que não seja oficial. Todas as nossas compras são conduzidas por meio de procedimentos regulamentados e bem identificados.
Nossos agentes de compras são claramente identificados por meio de veículos da empresa, endereços de e-mail oficiais e contas bancárias em nome da Cagepa. Em nenhuma hipótese realizamos compras efetuando pagamento através de conta privada de empregados da companhia.
Todos os nossos fornecedores estão cientes das pessoas autorizadas a realizar compras em nome da Cagepa. Mantemos um relacionamento transparente e confiável com nossos parceiros comerciais.
Temos o compromisso de efetuar todos os pagamentos a nossos fornecedores de forma rigorosamente pontual. Cumprimos nossas obrigações financeiras de acordo com os termos acordados.
Em caso de conhecimento de qualquer situação que não esteja de acordo com os princípios aqui estabelecidos, orientamos que entre em contato com as autoridades policiais. A Cagepa não tolera condutas fraudulentas e está comprometida em tomar medidas rigorosas para coibir tais práticas.
Estamos empenhados em apurar internamente qualquer incidente que não esteja de acordo com nossas políticas e regulamentos. Além disso, colaboramos plenamente com as autoridades policiais em investigações relacionadas a atividades ilegais.
Reiteramos nosso compromisso com a integridade, a honestidade e a transparência em todas as suas operações. Estamos à disposição para esclarecer dúvidas e fornecer informações adicionais sobre nossos procedimentos. Juntos, podemos garantir um ambiente de negócios justo e ético para todos os envolvidos.
Patos Online
© Copyright 2018 - 2024 - Todos os direitos reservados - Painel de controle