VÍDEO: aluno com autismo sofre preconceito em academia de Campina Grande; pais e proprietário buscam responsáveis

09/02/2024 - 10:47 - Policial

Compartilhe:
VÍDEO: aluno com autismo sofre preconceito em academia de Campina Grande; pais e proprietário buscam responsáveis

Aluno com autismo sofre preconceito em academia de Campina Grande; pais e proprietário buscam responsáveis

 

Um jovem com autismo foi vítima de preconceito em uma academia de Campina Grande, nesta semana. Outros alunos do estabelecimento fizeram um vídeo em que zombam do jovem, e o vídeo ganhou a internet, representando grande vergonha. 

 

A mãe do jovem denunciou o caso nas redes sociais e pediu mais respeito pelo próximo. 

 

“Ainda estou chocada com a publicação de um vídeo por uma página de suposto humor de Campina Grande satirizando meu filho André @andre.peregrino.14, que é autista.”

 

O vídeo gravado foi para servir de chacota contra o jovem autista porque ele estava usando tablet e livros durante o treino na academia, como explicou a mãe.


“André foi filmado sem perceber e sem dar autorização enquanto treinava na academia aqui em Campina Grande e como ele consegue acessar iPad, estudar e malhar ao mesmo tempo (1.001 habilidades autistas), foi alvo de comentários maldosos e chegaram ao ponto de dizer que ele ia para a academia só para usar o Wi-Fi de lá. Considero isso uma afronta e ofensa não somente ao meu filho, mas a todas as pessoas autistas e com condições neurodiversas. Neurotípicos desse naipe [como o autor do vídeo] precisam urgente de noções elementares de educação, ética, respeito, cidadania e amor ao próximo. Nossos advogados @amorimevillarim foram já acionados e depois da notificação a página retirou o vídeo, que já tinha no entanto tido milhares de visualizações, com várias pessoas reconhecendo meu filho – que é personagem habituê e muito querida na academia. Agradeço a todos que postaram em sua defesa, não foram poucos, o que me traz mais fé no ser humano.

 

A academia Korpus veio a público para repudiar a situação de preconceito e reafirmar que não comunga com esse tipo de postura. Em suas redes sociais, o estabelecimento denunciou como grave a atitude de preconceito:


“Nós quanto promovedores da saúde e do atendimento humanizado, repudiamos qualquer tipo de manifestação e produção de conteúdo que venha denegrir a imagem de alguém e, sobretudo, de nossos alunos. Hoje, tivemos a infeliz notícia de que um de nossos alunos, o André, membro da Família K a mais de 15 anos, foi vítima de zombaria em rede social através de filmagens ofensivas. Portador do Transtorno do Espectro Autista, André, é um de nossos alunos mais assíduos, respeitosos, cordiais e resilientes. Nós da Família Korpus, nos solidarizamos com o ocorrido e informamos que serão tomadas todas as medidas cabíveis”, disse o comunicada da academia.


Veja o vídeo abaixo:

 

 

 

Blog do Jordan Bezerra | Policial