Operação Hesperides desmantela esquema de contrabando de ouro envolvendo empresário com contratos públicos em Bananeiras

01/10/2024 - 19:18 - Policial

Compartilhe:
Operação Hesperides desmantela esquema de contrabando de ouro envolvendo empresário com contratos públicos em Bananeiras

 

Uma grande operação contra a exploração ilegal de ouro, denominada Hesperides, mobilizou 150 policiais em cinco estados do Brasil. Com origem em Roraima, a ação cumpriu 85 mandados, sendo um deles de prisão preventiva para Altieres Rodrigues Souza Junior, empresário que se mudou para o estado após se envolver em um escândalo em Natal (RN). A operação, conduzida pela Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF), tem como foco o combate ao contrabando de metais preciosos, incluindo ouro e prata, vindos de garimpos ilegais em terras indígenas da Venezuela.

 

O empresário Altieres, segundo informações,  havia se instalado na cidade de Pacaraima, Roraima, quando tornou-se parte de uma organização criminosa acusada de contrabandear esses metais. Para responder ao processo em liberdade, ele pagou uma fiança de 50 mil reais. Após isso, ele se mudou para Bananeiras, na Paraíba, onde abriu uma empresa voltada à administração de condomínios.

 

Rapidamente, o empresário aumentou sua ligação com figuras políticas da região e, em pouco tempo, sua empresa se destacou como uma das principais contratadas pela prefeitura para executar obras públicas, especialmente pavimentação de ruas. A empresa A.R.S. Júnior, de propriedade de Altieres, já faturou mais de 7 milhões de reais em contratos com o município.

 

Entretanto, as obras realizadas pela empresa têm sido alvo de críticas pela baixa qualidade. Há relatos de pavimentos que se desmancham pouco tempo após sua conclusão e de reformas em escolas que apresentam falhas estruturais graves, incluindo o desabamento de partes reformadas. 

 

Documentos recentes revelam a ligação entre Altieres e a administração municipal, comprovando sua participação em contratos de construção e pavimentação, muitos deles firmados por dispensa de licitação. Atualmente, a empresa está envolvida em uma obra de pavimentação no Distrito de Roma, também no município de Bananeiras, levantando suspeitas sobre a regularidade dessas contratações e a qualidade das obras realizadas.

 

O Blog do Jordan Bezerra deixa o espaço aberto, caso a gestão do município de Bananeiras queira se manifestar acerca do assunto.

 

Blog do Jordan Bezerra 

Com informações do Blog do Felipe Silva