Justiça Eleitoral afasta secretários e cassa mandato de vereadores da cidade de Areia de Baraúnas; Veja nomes

19/04/2023 - 09:22 - Política

Compartilhe:
Justiça Eleitoral afasta secretários e cassa mandato de vereadores da cidade de Areia de Baraúnas; Veja nomes

Justiça Eleitoral afasta secretários e cassa mandato de vereadores da cidade de Areia de Baraúnas

 

A Justiça Eleitoral, por meio do juiz eleitoral da 65ª Zona Eleitoral, João Lucas Souto Gil Messias, determinou o afastamento de secretários da prefeitura e vereadores de Areia de Baraúnas após uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE). A ação pede a cassação do mandato dos vereadores Sueli Henrique, José Júnio Américo e Francisco Martins.

 

A decisão foi proferida e divulgada nesta terça-feira, dia 18, após análise de uma denúncia do Ministério Público Eleitoral e documentos de comprovação de ilícito, que confirmaram as denúncias de abuso do poder econômico e fraude eleitoral.

 

O juiz determinou ainda o afastamento dos secretários municipais Márcio Gomes e José Marcelino, que são servidores públicos lotados na prefeitura municipal de Areia de Baraúnas. 

 

Com isso, a ação do MPE pede a recontagem de votos na cidade, o que poderá mudar o cenário político da cidade. A Câmara de vereadores deverá adotar outra ocupação, com a redistribuição das vagas. 

 

Sobre o prefeito Toinho Macedo

 

Em outra ação, a Justiça Eleitoral determinou a cassação do mandato do prefeito Antônio Gerônimo Duarte Macedo e de sua vice, Osilene Porfírio, através de uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME). A medida atende a um pedido do Ministério Público Eleitoral, que investigou e confirmou vários crimes praticados durante a campanha eleitoral de 2020, que levaram o prefeito e sua vice ao posto que hoje ocupam. Entre os crimes estão compra de votos, transferência irregular de título de eleitores de outras cidades para Areia de Baraúnas, abuso de poder econômico e outros.

 

O juiz determinou que, após o trânsito em julgado, os citados sejam afastados dos cargos e sejam considerados inelegíveis pelo tempo de oito anos. A decisão cabe recurso.

 

O Blog do Jordan Bezerra entrou em contato com as defesas dos citados nesta matéria. O advogado disse que enviará uma resposta sobre as acusações e decisões judiciais. O espaço segue aberto para possíveis esclarecimentos.

 

Veja decisão na íntegra abaixo:


 

Blog do Jordan Bezerra | Política