07/12/2023 - 10:48 - Política
Hospital do Bem amplia atendimento ambulatorial com acréscimo de mais 160 consultas clínicas todos os meses
O Hospital do Bem - unidade de Oncologia do Sertão, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), ampliou o número de consultas médicas no ambulatório da unidade. Agora, serão mais 160 consultas todos os meses. Essa ampliação foi possível a partir da contratação de mais uma oncologista clínica. A médica Lidyanne de Lima Guimarães passou a dividir os plantões no ambulatório com a Dra. Nayarah Castro que atua na unidade desde sua inauguração, em 2018.
Com essa ampliação, o ambulatório do hospital passou a atender 20 pacientes por turno, 40 por dia e 200 por semana o que totaliza 800 pacientes/mês na clínica médica.Com a nova contratação, explica o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, foi possível ampliar o número de consultas oncológicas no ambulatório do hospital em mais oito atendimentos/dia, que significam mais 40 por semana e 160 por mês.
“A cada dia cresce a procura por nossos serviços e a gente identificou a necessidade de contratar mais uma profissional para suprir essa demanda que é crescente. Mesmo com muito boa vontade, competência e diligência, uma médica só no ambulatório não teria condições de absorver essa demanda crescente de pacientes”, reitera o diretor, lembrando que essa ação de contratação de mais uma profissional foi uma diretriz da Secretaria de Estado de Saúde cujo objetivo foi fortalecer a ampliação e assistência aos pacientes do Hospital do Bem.
A Dra. Lidyanne atende nas segundas e terças-feiras, pela manhã e tarde, e nas quartas-feiras pela manhã. Já as escalas de Dra. Nayarah são nas quartas-feiras à tarde e nas quintas-feiras e sextas-feiras, pela manhã e tarde. Nestes dias e turnos, as médicas também ficam responsáveis pelas internações na unidade oncológica. De janeiro a setembro deste ano, o Hospital do Bem realizou 4511 consultas médicas de oncologia clínica, 6753 consultas multiprofissionais, 6272 sessões de quimioterapia, 936 cirurgias, 152 exames de biópsia por congelamento, além de 326 imunohistoquímica, 2.166 mamografias, 52 ressonâncias e 28 cintilografias.
Sobre o Hospital do Bem O Hospital tem atendimento ambulatorial, tratamento quimioterápico e cirúrgico, para vários tipos de câncer, sendo os mais frequentes na região os de pele, próstata, mama e colo de útero. A unidade tem 25 leitos e uma sala de quimioterapia com capacidade para atender dez pacientes simultaneamente. Prioritariamente, os serviços do Hospital do Bem são direcionados para a população dos municípios que compõem a 3ª macrorregião de saúde do Estado e os pacientes ainda dispõem de um Centro de Diagnóstico que funciona todos os dias e está instalado dentro do Complexo Hospitalar de Patos, com a disponibilidade de exames de ultrassonografia com Doppler, tomografia, mamografia, colposcopia, colonoscopia, endoscopia, eletrocardiograma e Raio-X. Há ainda um laboratório de análises clínicas próprio que funciona 24h. O hospital ainda realiza biopsias de colo uterino, mama, de ovário, de pele e prostática além de cirurgias oncológicas eletivas. O hospital está adquirindo um acelerador linear, que vai possibilitar também a disposição de tratamento radioterápico. O equipamento já foi licitado e as obras para construção do espaço onde ele será instalado encontram-se na fase de conclusão de projeto.
Números dos cinco anos de atividades do Hospital do Bem
Nestes cindo anos de atividades, completados em setembro último, o hospital realizou 50.637 atendimentos ambulatoriais, 20.028 sessões de quimioterapia, 3.825 cirurgias e 4.424 internações. De setembro de 2018 a setembro deste ano, além das sessões de quimioterapia, das consultas ambulatoriais, dos internamentos e das cirurgias, a unidade também realizou 659 punções de mama, 470 biópsias de mama, 486 biópsias prostática, 1.071 biópsias de pele, 65 biópsias de ovário e 268 biopsias de colo uterino.
O Hospital foi inaugurado no dia 03 de setembro de 2018 e vem atendendo a população desde então, não parando nem no período da pandemia do Covid. Antes do Hospital do Bem, os pacientes oncológicos do interior viviam uma rotina de ter que se deslocar cerca de 350 km até João Pessoa ou Campina Grande, para realizar seus tratamentos.
Assessoria
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle