12/12/2023 - 18:45 - Política
Estudantes, pais e funcionários realizam mobilização contra fim da Escola Estadual Professora Maria Nunes, em Patos
Alunos, pais e professores da Escola Estadual Professora Maria Nunes, em Patos, protestaram contra a municipalização da unidade. Uma decisão do governador João Azevêdo determinou que as seis turmas do Ensino Fundamental sejam anuladas e a prefeitura assuma o ensino, visto que é de responsabilidade da gestão municipal ofertar o Ensino Fundamental, enquanto que o estado fica com o Ensino Médio.
A decisão causou revolta em pais, estudantes e no corpo de servidores da escola, que vinha funcionando provisoriamente no Instituto São José, uma vez que o prédio da escola foi demolido por risco de desabamento e abandono do poder público.
Reunidos, todos conclamam que o Secretário de Educação reveja a decisão. Os estudantes pediram ainda o apoio de deputados estaduais para intervirem no problema. Cerca de 200 pessoas estiveram mobilizadas para pressionar o governo a reverter a decisão. Pais, mães, estudantes e todo o quadro de servidores estiveram participando.
Uma carta com algumas argumentações, em que também pede uma reunião com a gerente de ensino da Paraíba em Patos, Genilucia Medeiros, ou com o próprio governador foi escrita e enviada aos destinatários.
Ao Blog do Jordan Bezerra, o professor Campina, argumentou contrário à decisão e disse que a justificativa da 6ª Gerência Regional de Ensino da Paraíba em Patos de que a responsabilidade é da prefeitura não é cabível, pois o Estado vinha respondendo pela parceria há anos, sem haver nenhum problema.
"Do ponto de vista momentâneo, essa Lei existe há muito tempo, mas o Estado vem mantendo o ensino fundamental em outas escolas em Patos. Queremos que essa mudança seja feita de modo gradativo. Agora se tem a promessa da retomada da escola, que isso fosse feito de forma gradativa, migrando aos poucos para o Ensino Médio, sem impedimento de a escola existir e prestar o bom serviço notadamente aqui no bairro São Sebastião", argumentou o professor Campina.
Mais cedo, a gerente Genilucia Medeiros afirmou que o Governo da Paraíba não tem a obrigação de manter escolas de Ensino Fundamental, visto que a Constituição Federal determina ao Poder Municipal esta responsabilidade. Segundo Genilucia, a escola Maria Nunes é de ensino Médio, e voltará a atender a este público depois de janeiro de 2024, quando a reconstrução da escola será iniciada e, com a conclusão, as aulas voltarão ao normal.
Veja vídeo e fotos abaixo:
Blog do Jordan Bezerra | Política
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle