20/03/2024 - 22:54 - Política
O Bate-papo com Jordan Bezerra desta quarta-feira, dia 20 de março, foi com o prefeito de Patos, Nabor Wanderley.
Inicialmente, ele falou sobre sua trajetória de vida e de sua descendência em São José de Espinharas, onde morava boa parte de sua família, mas que nasceu em Patos. Falou sobre o seu gosto pela política que surgiu a partir de um convívio com os Mottas. Seu pai, inclusive, chegou a ser prefeito no período de 1955 a 1959, porém Nabor Wanderley ainda não era nascido, mas, posteriormente, acompanhou o pai em outras trajetórias.
Nabor fez uma análise sobre sua gestão, visto que está em seu 3º mandato na cidade de Patos. Ele disse que considera que cada mandato no município teve suas particularidades, mas acredita que pelos desafios e pela conquista de obras estruturantes, esse terceiro mandato tem trazido muito orgulho para ele. Afirmou que, naturalmente, Patos, por ser uma cidade grande, polo para várias outras cidades, tem seus desafios, mas avançou muito na saúde, na educação, vários programas foram implementados na pasta social e ele alegou que está satisfeito. Disse que vários âmbitos evoluíram, mas esses três, de modo especial, se destacaram.
Sobre o setor da educação, Nabor Wanderley afirmou que se emociona ao ver uma criança de 7 anos já lendo. Destacou que a secretária Adriana, junto a toda sua equipe, incentivam os professores e impulsionam o desenvolvimento desse âmbito. Falou do Centro de Formação de Professores, que homenageia Dinaldo Wanderley, que, segundo Nabor, prestou relevantes serviços em Patos.
Em sua fala acerca do desenvolvimento de Patos, Nabor Wanderley falou da importância da população contribuir com o IPTU, visto que a arrecadação será revertida em melhorias para a educação, infraestrutura e várias pastas.
Sobre o imbróglio dos 21 milhões de reais, ele disse que não sabe como criaram esse número. Afirmou que esse suposto desvio está sendo investigado, é que foi criada uma comissão de tributos para isso. Alegou que quem cometeu esse erro irá pagar, seja quem for. Falou também da sua parceria com o governador João Azevêdo conquistando várias obras em Patos, como a Lagoa dos patos, o Teatro Municipal, que teve sua parte final licitada, e, em um ano será inaugurado, no máximo, dentre outras obras. Ele também lembrou da obra da Vila Olímpica, que está muito lenta, segundo ele, cobrou da empresa maior eficiência. Destacou também a obra do Rivaldão, que, em breve será inaugurada, e também o Centro de Iniciação ao Esporte. Nabor afirmou que o governador tem sido um extraordinário parceiro, e para Patos um dos melhores de todos os tempos.
Sobre a pauta da infraestrutura, os buracos nas ruas de Patos, ele explicou que no período chuvoso as crateras tendem a aumentar, mas que tem redobrado as equipes para solucionar esse problema. Sobre a famosa Rua Sebastião Monteiro, Nabor disse que há um desnível na rua, mas garantiu que esse problema será solucionado.
No âmbito da política, mais especificamente no que tange o vereador Ramon de Chica Pantera, o prefeito disse que Ramon foi prestigiado em mais de 3 anos no mandato, mas que Ferré Maxixe sentiu a necessidade de voltar à Câmara, mas não tem nada contra Ramon e alegou que quer contar com ele em seu grupo de situação. Questionado acerca da escolha de seu vice, Nabor Wanderley desconversou e afirmou que seu foco atual é o trabalho e apenas posteriormente decidirá a composição da chapa. Brincou ao afirmar que não sabia se ele mesmo seria candidato, muito menos o vice. Destacou a lealdade e compromisso de Jacob como vice bastante atuante. Aproveitou para ressaltar que Germana Wanderley e Cicinho Lima foram muito bem-vindos ao seu grupo.
Questionado acerca do vereador Emano Araújo e o motivo pelo qual ele não foi aceito no Republicanos, Nabor Wanderley afirmou que o fato não ocorreu bem assim e que, na verdade, quando o nome do vereador foi cotado ao partido, a chapa já estava fechada. Destacou que Emano é um parceiro leal como muitos vereadores e, com certeza, achará um partido para disputar as eleições.
Sobre a problemática dos animais de rua, Nabor destacou que ocorreram avanços substanciais nesse sentido, sendo realizadas mais de 2 mil castrações de cadelas. Destacou que o projeto do Centro de Zoonoses foi feito, mas, infelizmente, o valor disponível para a obra era de pouco mais da metade do necessário, impedindo sua conclusão. Afirmou, porém, que mais de 85% de seu plano de governo foi executado.
Finalizou falando sobre Hugo Motta no pleito de 2026 e afirmou que ainda é cedo para se pensar nisso, mas Hugo fez por merecer, sendo muito respeitado tanto no estado como no Congresso, em seu quarto mandato e hoje colhe os frutos. Afirmou que Hugo Motta é um nome importante para 2026, mas esse é um debate para a posteridade. Questionado se João Azevêdo sairia ou não para o Senado, ele respondeu que o cargo que o governador puder disputar ele será muito forte.
Nabor Wanderley agradeceu ao Blog do Jordan Bezerra pelo espaço concedido e afirmou que pretende voltar ao programa mais vezes.
Blog do Jordan Bezerra
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle