Com 16 vereadores da base e 1 na oposição, Câmara Municipal de Patos abre as atividades parlamentares de 2025 nesta terça-feira (11)

10/02/2025 - 22:33 - Política

Compartilhe:
Com 16 vereadores da base e 1 na oposição, Câmara Municipal de Patos abre as atividades parlamentares de 2025 nesta terça-feira (11)

 

A Câmara Municipal de Patos abre, às 18h desta terça-feira, 11 de fevereiro, as atividades parlamentares do ano de 2025. A sessão contará com a presença dos 15 vereadores eleitos no último dia 6 de outubro, além dos suplentes de vereador Galeguinho da Van (Republicanos) e Nega Fofa (PSB), que assumirão a titularidade de seus mandatos no lugar de Sales Júnior e Willa da Farmácia, afastados de seus respectivos cargos para participar da gestão Nabor Wanderley IV.

 

A nova composição da Casa terá sete calouros: Brenna Nóbrega (PSB), Jonatas Kaiky, Lúcia de Chica Motta e Galeguinho da Van (Republicanos), Dr. Maikon Minervino (PSB), Rafael Policial e Júnior Contigo (União). Além disso, contará com um grupo de 10 vereadores reeleitos que darão continuidade aos seus mandatos: Tide Eduardo, Nadir, Ítalo Gomes, Décio Motos e Fátima Bocão (Republicanos), Emano Araújo e David Maia (Rede), Marco Cezar e Nega Fofa (PSB), além de Josmá Oliveira (MDB).

 

A particularidade desta legislatura será a composição com apenas um vereador de oposição, Josmá Oliveira, contra 16 parlamentares alinhados à base política do prefeito Nabor Wanderley. Essa diferença expressiva é reflexo do resultado das eleições de 2024, ampliando ainda mais a disparidade em relação ao mandato anterior, que contou com quatro vereadores oposicionistas e 13 governistas.

 

A consequência disso poderá ser uma Câmara de Vereadores engessada pela falta de debates e marcada por sessões protocolares, com uma oposição enfraquecida diante de um bloco de 15 ou, se necessário, 16 parlamentares prontos para evitar que qualquer crítica à gestão ganhe grande repercussão social – algo sem precedentes na história política de Patos.

 

Por outro lado, especula-se como o prefeito Nabor Wanderley conseguirá acomodar tantos aliados dentro de sua administração, uma vez que alguns parlamentares têm projetos mais ambiciosos e chegam com a intenção de demonstrar serviço aos eleitores que os elegeram e à sociedade patoense em geral.

 

A sessão de abertura dos trabalhos legislativos será aberta ao público. Entre outras autoridades, contará com a presença do vice-prefeito de Patos, Jacob Souto (Rede), que representará o prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) e levará a mensagem do Poder Executivo ao Legislativo patoense.

 

Patos Online