15/02/2025 - 01:06 - Política
Screenshot_20250215_011609_Chrome.jpg
Um levantamento realizado pelo instituto Datafolha, divulgado nesta sexta-feira (14), revelou um cenário desafiador para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A pesquisa apontou que a aprovação do governo caiu para 24%, o menor índice já registrado em todas as suas gestões, enquanto a reprovação subiu para 41%, atingindo um patamar inédito.
A sondagem foi realizada entre os dias 10 e 11 de fevereiro, ouvindo 2.007 eleitores distribuídos em 113 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Dentre os principais fatores que influenciaram essa queda na popularidade, destaca-se a recente polêmica envolvendo mudanças nas regras do Pix. A proposta de fiscalizar transações acima de R$ 5.000 gerou forte reação negativa, impulsionada por desinformação e críticas nas redes sociais, levando o governo a recuar e revogar a medida.
Além disso, a alta nos preços dos alimentos tem pesado no bolso dos brasileiros, especialmente entre aqueles que ganham até dois salários mínimos, grupo que representa 51% dos entrevistados e que demonstrou maior insatisfação com o governo.
Outro dado que chama atenção é a perda de apoio no Nordeste, região historicamente favorável a Lula. Na pesquisa anterior, 49% dos nordestinos aprovavam sua gestão; agora, esse número caiu para 33%.
Diante do quadro adverso, o presidente tem atribuído a queda na popularidade à disseminação de fake news e anunciou mudanças na equipe de comunicação para tentar reverter o cenário. No entanto, especialistas avaliam que o governo precisará adotar medidas concretas para recuperar a confiança da população e conter o crescimento da desaprovação.
Blog do Jordan Bezerra
Com informações do Patos Online
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle