São Mamede participou da 1ª Conferência Intermunicipal da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Vale do Sabugi

11/04/2025 - 14:22 - Política

Compartilhe:
São Mamede participou da 1ª Conferência Intermunicipal da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Vale do Sabugi

São Mamede participou da 1ª Conferência Intermunicipal da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Vale do Sabugi

 

O município de São Mamede participou da 1ª Conferência Intermunicipal da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Vale do Sabugi, que aconteceu nessa quinta-feira, 10, no Cras (centro de referência da assistência social) de Santa Luzia, Paraíba.

 


A conferência reuniu representantes da Saúde dos municípios de São Mamede, Várzea, São José do Sabugi e Santa Luzia, que são integrantes da 6ª Gerência Regional de Saúde do Estado.

 


Vanilda Gambarra, primeira-dama de São Mamede e secretária de saúde, prestigiou o evento junto com a equipe técnica da Atenção Básica (AT). Ela disse que “foi um momento muito especial de escuta, troca de ideias e construção coletiva”.

 


E continuou:


“Saio dessa conferência com o coração cheio de gratidão e esperança. As propostas que surgiram aqui refletem o compromisso de todos com a saúde pública e o desejo, de verdade, que elas se concretizem e tragam ainda mais melhorias para o nosso município de São Mamede”.

 


A palestra do encontro abordou o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, ministrada por Davi Nunes – apoiador da 6ª Gerência de Saúde do Estado da Paraíba.

 


Vale ressaltar que a comissão de São Mamede elencou três propostas, que serão levadas para discussão na plenária estadual, a saber:

 


Proposta 1:


Desenvolver ações de educação integrada e permanente em saúde para os trabalhadores e trabalhadoras, com foco na atenção integral, especialmente na saúde mental, articulando saberes do SUS, da educação, dos movimentos sociais e do mundo do trabalho, visando à prevenção de agravos, promoção do cuidado e fortalecimento da política de saúde do trabalhador.

 


Proposta 2:


Implantar ações específicas no SUS para identificar e atender trabalhadores e trabalhadoras em situação de invisibilidade, como os que atuam em domicílio, no meio rural ou em condições informais, por meio de estratégias como busca ativa, acolhimento nas unidades básicas de saúde e criação de linhas de cuidado voltadas às especificidades desses contextos de trabalho.

 


Proposta 3:


Implementar programas de Educação Permanente em Saúde voltados aos trabalhadores e trabalhadoras do SUS, com ênfase na saúde do trabalhador, direitos trabalhistas, prevenção de riscos ocupacionais e fortalecimento da atuação nos serviços de saúde, articulando ensino, serviço e gestão.

 

 

Assessoria


Fotos