Lula diz que Hugo Motta traiu Governo e sobe tom; presidente da Câmara rebate: "Narrativas falaciosas"

03/07/2025 - 09:25 - Política

Compartilhe:
Lula diz que Hugo Motta traiu Governo e sobe tom; presidente da Câmara rebate: \\\

Lula diz que Hugo Motta traiu Governo e sobe tom; presidente da Câmara rebate: "Narrativas falaciosas"

Aniversário Patos PB

 

Ainda sobre a derrubada do aumento do IOF pela Câmara dos Deputados, o presidente Lula criticou o presidente da Câmara, o paraibano Hugo Motta, e o acusou de ter traído o governo. Motta surgiu com uma postura mais voltada para a base do governo, mas agora passa a ideia de possível distanciamento. 

 

O Governo Federal aumentou o imposto sobre as transações financeiras, conhecido como IOF, mas por ser mais uma despesa para a população, os deputados se uniram e derrubaram a proposto de Fernando Haddad, ministro da economia do Brasil.

 

Nessa quarta-feira (2), Lula declarou que os interesses de poucos grupos econômicos prevalecem no Congresso Nacional, em detrimento a maioria da população brasileira.

 

“Nós estamos querendo que 140 mil pessoas paguem uma parcelinha a mais para beneficiar 10 milhões de brasileiros”, afirmou o presidente. 

 

Lula afirmou que, ao pautar a derrubada do decreto do IOF, Hugo Motta descumpriu um acordo com o Governo Federal e disse que por isso que decidiu recorrer da decisão.

 

“Você sabe qual foi a proposta que eu fiz? É que a gente possa cortar 10% linear em todos os benefícios fiscais. Você sabe quanto que tem de isenção e desoneração nesse país? Sabe quanto que se deixa de pagar imposto nesse país? R$ 860 bilhões. Se você tirar 10% linear, o cara que tem 100% vai ficar com 90%. Ele vai continuar rico. Vai continuar tendo benefício. E você não precisa cortar dinheiro da educação ou da saúde”, argumentou Lula.

 

Lula defendeu ainda a decisão do governo de recorrer à Justiça contra a derrubada. “Se eu não entrar com um recurso no Poder Judiciário, se eu não for à Suprema Corte, ou seja, eu não governo mais o país. Esse é o problema. Cada macaco no seu galho. Ele [Congresso] legisla, e eu governo”, disse em entrevista à TV Bahia, em Salvador (BA).

 

Antes mesmo da derrubada do decreto, o governo editou, no início de junho, uma medida provisória (MP) com aumento de tributos para bets (empresas de apostas) e para investimentos isentos. A ideia da MP era atender uma pressão do próprio Congresso. A medida provisória também prevê o corte de R$ 4,28 bilhões em gastos obrigatórios neste ano. Em troca, o governo desidratou o decreto do IOF, mas o decreto foi derrubado pelo Congresso da mesma forma.

 

Blog do Jordan Bezerra | Política 

Com informações de ClickPB