Justiça Eleitoral cassa mandatos em Riacho dos Cavalos após investigação de compra de votos

10/09/2025 - 23:41 - Política

Compartilhe:
Justiça Eleitoral cassa mandatos em Riacho dos Cavalos após investigação de compra de votos

 

A Justiça Eleitoral da Paraíba decidiu nesta quarta-feira (10) pela cassação dos mandatos do prefeito de Riacho dos Cavalos, Arthur Vieira Carneiro, do vice-prefeito Joaquim Carreiro Barbosa e do vereador Roberto Martins de Oliveira Sobrinho. A medida foi proferida pela juíza Fernanda de Araújo Paz, da 38ª Zona Eleitoral de Catolé do Rocha, e também torna os três políticos inelegíveis por oito anos.

 

A decisão está ligada às investigações da Operação Mamom, da Polícia Federal, que apontou indícios de compra de votos e abuso do poder econômico durante as eleições municipais de 2024. O processo, que até recentemente tramitava em sigilo, agora segue aberto e ainda cabe recurso.

 

Entre as provas consideradas pela Justiça está a apreensão de aproximadamente R$ 100 mil no aeródromo de Catolé do Rocha, em setembro de 2024, encontrados junto a materiais de campanha. Para a magistrada, o dinheiro seria destinado ao custeio ilícito da disputa eleitoral.

 

Um ponto decisivo para a sentença foi a pequena diferença de apenas 22 votos entre a chapa vencedora e os adversários. A juíza destacou que, diante da comprovação das práticas ilegais, a vantagem obtida só foi possível graças à quebra da igualdade na corrida eleitoral, comprometendo a legitimidade do pleito.

 

Com a cassação, os votos destinados à chapa foram anulados. A decisão também determina a comunicação imediata ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), à Câmara Municipal e ao Ministério Público Eleitoral. Além disso, o caso foi encaminhado ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que deve aprofundar a apuração de movimentações financeiras suspeitas.

 

A partir da retirada do sigilo do processo, o Ministério Público Eleitoral avaliará a abertura de possíveis ações criminais contra os envolvidos.

 

Blog do Jordan Bezerra 

Com informações do Fonte 83