27/12/2025 - 14:01 - Política
Screenshot_20251227_141944_Chrome.jpg
O portal Polêmica Paraíba, em parceria com o Instituto de Pesquisa SETA, divulgou nesta sexta-feira (26) a sexta edição de um dos levantamentos eleitorais mais abrangentes e inovadores já realizados no estado. O estudo traz um panorama atualizado da corrida por uma das 12 cadeiras da Paraíba na Câmara dos Deputados.
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 de dezembro e ouviu 1.500 eleitores distribuídos em 85 municípios paraibanos, garantindo ampla representatividade regional. A divulgação faz parte de um consórcio formado com a participação de candidatos de diferentes partidos, o que reforça a pluralidade do levantamento.
De acordo com os dados apurados, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, aparece na liderança das intenções de voto. Logo em seguida surgem Aguinaldo Ribeiro e Mersinho Lucena, que completam o grupo dos três mais bem posicionados na disputa.
Entre os 12 primeiros colocados, o levantamento aponta quatro nomes que atualmente não exercem mandato: o ex-governador Ricardo Coutinho, os secretários Jhony Bezerra e Pollyanna Werton, além do ex-prefeito Fábio Tyrone. Caso esse cenário se confirme nas urnas, a renovação da bancada federal paraibana seria menor do que a registrada nas eleições de 2022, quando cinco novos parlamentares foram eleitos.
Netto Lima se destaca e já aparece entre os 23 Pré-candidatos a Deputado Federal mais citados na Pesquisa Seta/Polêmica Paraíba.
A pesquisa também projeta os nomes que ficariam na condição de suplentes. Segundo o levantamento, aparecem nessa lista Wellington Roberto, Romero Rodrigues, Damião Feliciano, George Morais, Luiz Couto, Leonardo Gadelha, Rafaela Camaraense, Pastor Valdir, Munique Marinho, Frei Anastácio, Netto Lima e Marcos Henriques.
Além dos mais bem colocados e suplentes, outros pré-candidatos também foram lembrados pelos entrevistados, entre eles Raniery Paulino, Capitã Rebeca, Rafafá, Alexandre do Sindicato, Pedro Mathias, Sílvia da Pesca, Carol Gomes, Ricardo Barbosa, Jane Panta, Fabíola Rezende, Eliza Virgínia, Emerson Machado, Hulk, Pedro Cunha Lima e Guga Pet.
Responsável pela coleta e análise dos dados, o Instituto SETA atua desde 2009 nas áreas de pesquisa de mercado, opinião pública e estudos político-eleitorais. Com forte atuação no Nordeste, a instituição é reconhecida pela metodologia rigorosa e pelo compromisso com as normas legais e éticas. O instituto é dirigido pelo cientista político Daniel Menezes, doutor em Ciências Sociais pela UFRN e com ampla experiência em campanhas eleitorais.
Blog do Jordan Bezerra
Com informações do Polêmica Paraíba
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle