23/01/2018 - 17:39 - Gerais
Conforme relatório da FUNCEME (FUNDAÇÃO CEARENSE DE METEOROLOGIA E RECURSOS HÍDRICOS) divulgado neste dia 23 pelo jornal Diário do Nordeste, a quadra invernosa entre Fevereiro e Maio tem uma probabilidade de chover 40, 35 e 25% acima da média, dentro da média e abaixo da média respectivamente no vizinho estado do CE.
Como existe a incapacidade dos institutos em prevê a distribuição das chuvas no tempo e no espaço, fica o alerta quanto ao aporte dos grandes reservatórios que necessitam de chuvas concentradas e intensas, visto que estamos com praticamente 6 anos de seca seguidos, e para restabelecer os níveis normais dos grandes reservatórios, precisa encher os pequenos e médios que estão acima deles.
Para que as chuvas se concretizem é preciso que tenhamos uma fraca ação dos ventos no Oceano Atlântico Sul Equatorial a fim de manter as águas aquecidas e favorecer a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que é o principal fenômeno responsável pelas chuvas durante a próxima quadra invernosa de Fevereiro a Maio.
No momento o Atlântico Sul está resfriado, e isso dificultou as chuvas nas três primeiras semanas de janeiro, mas a partir do dia 26/01 as condições oceânicas devem melhorar e tem demonstrado essa tendência favorável.
A La Niña que está fraca no Pacífico Equatorial migra para um aquecimento dessas águas o que pode levar a uma normalização das chuvas ainda nessa quadra invernosa segundo os meteorologistas da FUNCEME.
Segundo os institutos de meteorologia Tempo Agora e Climatempo há possibilidade de chuvas em Patos e região com porcentuais variados á partir desta terça-feira 23 até dia 30.
Patosonline com informações de Marcone Palmeira
© Copyright 2018 - 2024 - Todos os direitos reservados - Painel de controle