"É o primeiro meio de comunicação, pois é o mais acessível", diz Damião Lucena, durante comemoração do Dia do Radialista, em Patos; ouça

08/11/2023 - 16:13 - Gerais

Compartilhe:
\

 

O Blog do Jordan Bezerra esteve hoje no centro cultural Amaury de Carvalho, em Patos, prestigiando um evento em face do dia do radialista, comemorado no dia 7 de novembro, uma roda de conversa que contou com a presença de jornalistas, historiadores e especialistas que discorreram sobre o tema, profissão, legado de grandes profissionais que passaram pela imprensa patoense, sobretudo pelo rádio. 

 

Na oportunidade, o Blog do Jordan Bezerra conversou com o radialista e também historiador Damião Lucena, que falou da importância desse meio de comunicação na vida das pessoas e como a história do rádio em Patos foi desenvolvida.

 

"O rádio tem uma parcela significativa no desenvolvimento regional, porque a partir de 1949, quando nós tivemos em fase experimental a fundação da Rádio Espinharas, a gente abria um leque de oportunidades, uma vez que era a única emissora do interior do estado da Paraíba. Então de lá para cá houve muita contribuição, novas emissoras surgiram e nós tivemos a oportunidade de acompanhar quarenta anos como integrante, inclusive em vários sistemas aqui em Patos e na Paraíba e eu diria que no âmbito da comunicação nós tivemos avanços consideráveis em todos os campos. Por esse motivo hoje a gente se reúne aqui, exatamente pra discutir esses assuntos, revendo a história, mostrando no presente o que aconteceu no passado e automaticamente norteando as conquistas do futuro", disse ele.

 

Damião Lucena falou ainda sobre a persistência do rádio como um meio de comunicação imprescindível na vida da população, destacando que o advento da tecnologia não diminuiu a força desse meio, mas sim o qualificou ainda mais.

 

O rádio sempre existirá, porque mesmo em meio a toda a modernidade, a gente tem todo o processo em adaptação. Hoje você tá na emissora de rádio em Santa Terezinha, em Patos e nós estamos escutando no mundo inteiro, com o advento da internet. Então, eu diria que será sempre, eu acho o primeiro meio de comunicação, porque é o mais acessível e que abre um leque de oportunidades em várias direções, na internet, no próprio rádio, no telefone, ou seja, tudo que aconteceu de modernidade veio exatamente para engrandecer esse setor, que juntamente com os outros meios de comunicação forma um elo extraordinário e que certamente teremos que conviver ainda por muito tempo com ele".

 

Blog do Jordan Bezerra 


Fotos

Áudios