12/11/2023 - 15:09 - Gerais
Neste sábado (11), Lauro Jardim, jornalista, revelou em sua coluna no Jornal O Globo uma situação intrigante. Três ex-secretários de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, e os ex-secretários de saúde do município de Campina Grande, Gilney Silva Porto e Felipe Reul, estão agora desempenhando funções no Hospital de Help (Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa), situado em Campina Grande.
O Hospital Help, mantido pela Fundação Pedro Américo e atualmente presidido pela empresária Gisele Gadelha, é uma unidade hospitalar privada que, nos últimos anos, recebeu consideráveis recursos públicos provenientes de emendas parlamentares.
A revelação de Lauro Jardim suscitou indagações sobre a legalidade e transparência na destinação desses recursos públicos para um hospital privado. Em resposta a essas inquietações, o Ministério Público optou por iniciar uma investigação para apurar possíveis irregularidades nos repasses de emendas parlamentares ao Hospital Help.
Os promotores encarregados da investigação alegam que o montante destinado ao hospital privado foi empregado na aquisição de equipamentos e mobiliário para suas instalações. Essa destinação suspeita dos recursos públicos levanta questionamentos sobre a gestão financeira do Hospital Help e o papel dos ex-secretários de saúde da Paraíba nesse processo.
Ademais, a investigação do Ministério Público se estende à participação de parlamentares federais paraibanos no suposto esquema. As autoridades buscam elucidar se houve conivência ou participação ativa desses políticos na alocação dos recursos públicos para o hospital privado.
Outro ponto sob investigação é o encaminhamento de atendimentos custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ao Hospital Help. Segundo as autoridades, a unidade hospitalar recém-inaugurada não teria a devida habilitação para realizar esses atendimentos. A suspeita recai sobre os ex-secretários de saúde, que supostamente autorizaram esses direcionamentos.
Sobre esse fato, o Blog do Jordan Bezerra conversou na tarde deste domingo, dia 12 de novembro, com exclusividade, com o ex-secretário de saúde do estado da Paraíba Dr. Geraldo Medeiros que posicionou-se diante de tal investigação.
"Quem exerce ou exerceu cargo público deve sempre estar disponível para responder qualquer questionamento aos órgãos de controle e à imprensa. Estarei sempre lutando pelos usuários do SUS", declarou o ex-secretário.
Blog do Jordan Bezerra
Com informações do O Globo
© Copyright 2018 - 2024 - Todos os direitos reservados - Painel de controle