Agricultor paraibano volta a enxergar após receber doação de células-tronco da própria irmã; Veja vídeo

23/01/2024 - 18:09 - Gerais

Compartilhe:
Agricultor paraibano volta a enxergar após receber doação de células-tronco da própria irmã; Veja vídeo

Agricultor paraibano volta a enxergar após receber doação de células-tronco da própria irmã

 

O senhor Deusdete Lino Pereira, da cidade de Igaracy, no sertão da Paraíba, voltou a enxergar após oito anos sem poder ver absolutamente nada. Deusdete recebeu uma doação de célucas-tronco da irmã dele, Eliete Pereira, quando foi possível reverter a cegueira. 

 

Deusdete perdeu a visão em 2016, quando sofreu um acidente doméstico. Ele estava pintando uma casa quando um balde de tinta atingiu seu rosto, o fazendo perder a visão do olho direito. Enxergando apenas com um olho, Deusdete passou a trabalhar na roça, quando foi atingido por uma pedra e perdeu a visão do olho esquerdo. 

 

Inconformado, o agricultor passou a buscar por soluções para a sua cegueira. Ele procurou por vários médicos da região de João Pessoa, capital da Paraíba, Recife (PE) e Brasília (DF), mas sem encontrar ajuda. 

 

Depois de anos tentando solução, ele pesquisou casos de reversão para cegueira e encontrou uma mulher de Itaporanga que fez um transplante e voltou a ver. Isso renovou as esperanças do agricultor, que passou a pesquisar mais sobre o caso e buscou ajuda em Campina Grande. 

 

Depois de realizar várias consultas, ele recebeu a boa notícia de que havia a possibilidade de ele voltar a enxergar através de uma cirugia. Para tanto, ele precisaria de um doador externo, que no caso foi a sua própria irmã. 

 

“Fiz de coração, de alma para ele. As pessoas me perguntavam como eu ficar sem um olho. Eu disse iria ficar mais feliz do que eu já sou”, disse.


O oftalmologista responsável pelo caso, Diego Gadelha, falou da alegria do resultado positivo e disse que se orgulha da equipe e de sua profissão.


“Quando a gente ver irmã que permite que a gente tire um pedacinho do olho dela para tentar fazer com que o irmão volte a enxergar, a gente sabe que existem pessoas boas no mundo, a gente acredita mais em Deus, na humanidade”, falou.

 

O transplante foi realizado no Hospital Help, em Campina Grande, um dos primeiros a ser realizados.

 

Veja outras informações no vídeo abaixo:


 

Blog do Jordan Bezerra | Saúde

Com informações de Diamante Online