Instituto Educacional Dr. Dionísio da Costa realiza ações alusivas ao mês da Consciência Negra

28/11/2025 - 17:56 - Gerais

Compartilhe:
 Instituto Educacional Dr. Dionísio da Costa realiza ações alusivas ao mês da Consciência Negra

Instituto Educacional Dr. Dionísio da Costa realiza ações alusivas ao mês da Consciência Negra

Aniversário Patos PB

 

Novembro, o mês da Consciência Negra é um período para relembrar a luta diária contra o racismo, preconceito, discriminação e combate à desigualdade racial. No dia 26 de novembro, nos turnos manhã e tarde, o Instituto Educacional Dr. Dionísio da Costa promoveu momentos de conscientização sobre a importância da temática, lembrando a importância da contribuição da população negra para a construção da sociedade brasileira e a luta pela igualdade racial.

 

A iniciativa fez parte do Projeto Interdisciplinar da escola, que teve como idealizador o professor de História Victor da Silva Monteiro. Alguns objetivos do projeto visam implementar o ensino de História e cultura Afro-brasileira, conforme a Lei 10.639/03, resgatando a identidade do povo afro-brasileiro a partir de suas raízes históricas, bem como para a construção de uma sociedade igualitária e valorização da cultura afrodescendente; Rememorar Zumbi dos Palmares e os Quilombos, como símbolos de luta e resistência; reforçar a importância da valorização das identidades afro-brasileiras e a defesa de direitos coletivos.

 

Na ocasião várias ações foram realizadas com a participação de estudantes, como protagonistas no desenvolvimento de encenações teatrais, danças, declamação de poemas, confecção de cartazes e obras de arte.

 

A encenação teatral “Negro entoou um canto de revolta...”, seguida da coreografia “O canto das 3 raças”, esteve na coordenação da Diretora Teatral Sandra Nascimento, que transmitiu uma mensagem de liberdade, através do resgate da história de Palmares e da trajetória de Zumbi por meio da dramaturgia e da expressão corporal. A Peça teatral exaltou o legado cultural africano, culminando com a capoeira, símbolo vivo de resistência e valorização da cultura afro-brasileira, gerando reflexões sobre o combate ao racismo na sociedade atual.

 

A aluna Otnyecha Seraya Martins dos Santos emocionou toda a comunidade escolar, com a declamação do poema "Me Gritaram Negra" de Victoria Santa Cruz, abordando a jornada de aceitação e orgulho da identidade negra, a partir de uma experiência de racismo infantil, onde a autora descreve o impacto de ser chamada "negra" com escárnio, o que a levava a sentir vergonha e tentar esconder suas características. Ao longo do tempo, a palavra, que era um insulto, é ressignificada e transformada em afirmação de sua identidade, beleza e força. 

 

 Após as apresentações culturais, os participantes visitaram os estandes temáticos, onde estudantes apresentaram suas pesquisas e produções com muita dedicação e criatividade, orientados pelos professores, de forma interdisciplinar.

 

 Contamos com o apoio e a presença das gestoras Joana Mércia Vieira e Eliane Trindade, além dos professores e demais profissionais de apoio da Educação Inclusiva.

 

Representando a Secretária de Educação do Município, estiveram presentes a Coordenadora dos Anos Finais Maria das Lágrimas Leite Minervino e Maísa Rodrigues.

 

Certamente, o Dionísio da Costa continua fazendo história, pois a gestora Joana Mércia, conclamava toda comunidade escolar a repetir “Não ao Racismo!”  O evento foi uma verdadeira aula de combate ao racismo, preconceito e discriminação, com a escola desempenhando seu papel de implantação da Educação Antirracista, promovendo um ambiente de respeito, inclusão e diversidade cultural.

 

 

Assessoria

 

 

 


Fotos