28/11/2025 - 17:56 - Gerais
Instituto Educacional Dr. Dionísio da Costa realiza ações alusivas ao mês da Consciência Negra
Novembro, o mês da Consciência Negra é um período para relembrar a luta diária contra o racismo, preconceito, discriminação e combate à desigualdade racial. No dia 26 de novembro, nos turnos manhã e tarde, o Instituto Educacional Dr. Dionísio da Costa promoveu momentos de conscientização sobre a importância da temática, lembrando a importância da contribuição da população negra para a construção da sociedade brasileira e a luta pela igualdade racial.
A iniciativa fez parte do Projeto Interdisciplinar da escola, que teve como idealizador o professor de História Victor da Silva Monteiro. Alguns objetivos do projeto visam implementar o ensino de História e cultura Afro-brasileira, conforme a Lei 10.639/03, resgatando a identidade do povo afro-brasileiro a partir de suas raízes históricas, bem como para a construção de uma sociedade igualitária e valorização da cultura afrodescendente; Rememorar Zumbi dos Palmares e os Quilombos, como símbolos de luta e resistência; reforçar a importância da valorização das identidades afro-brasileiras e a defesa de direitos coletivos.
Na ocasião várias ações foram realizadas com a participação de estudantes, como protagonistas no desenvolvimento de encenações teatrais, danças, declamação de poemas, confecção de cartazes e obras de arte.
A encenação teatral “Negro entoou um canto de revolta...”, seguida da coreografia “O canto das 3 raças”, esteve na coordenação da Diretora Teatral Sandra Nascimento, que transmitiu uma mensagem de liberdade, através do resgate da história de Palmares e da trajetória de Zumbi por meio da dramaturgia e da expressão corporal. A Peça teatral exaltou o legado cultural africano, culminando com a capoeira, símbolo vivo de resistência e valorização da cultura afro-brasileira, gerando reflexões sobre o combate ao racismo na sociedade atual.
A aluna Otnyecha Seraya Martins dos Santos emocionou toda a comunidade escolar, com a declamação do poema "Me Gritaram Negra" de Victoria Santa Cruz, abordando a jornada de aceitação e orgulho da identidade negra, a partir de uma experiência de racismo infantil, onde a autora descreve o impacto de ser chamada "negra" com escárnio, o que a levava a sentir vergonha e tentar esconder suas características. Ao longo do tempo, a palavra, que era um insulto, é ressignificada e transformada em afirmação de sua identidade, beleza e força.
Após as apresentações culturais, os participantes visitaram os estandes temáticos, onde estudantes apresentaram suas pesquisas e produções com muita dedicação e criatividade, orientados pelos professores, de forma interdisciplinar.
Contamos com o apoio e a presença das gestoras Joana Mércia Vieira e Eliane Trindade, além dos professores e demais profissionais de apoio da Educação Inclusiva.
Representando a Secretária de Educação do Município, estiveram presentes a Coordenadora dos Anos Finais Maria das Lágrimas Leite Minervino e Maísa Rodrigues.
Certamente, o Dionísio da Costa continua fazendo história, pois a gestora Joana Mércia, conclamava toda comunidade escolar a repetir “Não ao Racismo!” O evento foi uma verdadeira aula de combate ao racismo, preconceito e discriminação, com a escola desempenhando seu papel de implantação da Educação Antirracista, promovendo um ambiente de respeito, inclusão e diversidade cultural.
Assessoria
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle