Psicólogo Dr. Luís Augusto Mendes surpreende ao afirmar: “90% dos casos de suicídio são evitáveis”;escute

05/10/2019 - 16:46 - Gerais

Compartilhe:
Psicólogo Dr. Luís  Augusto Mendes surpreende ao afirmar: “90% dos casos de suicídio são evitáveis”;escute

Luis Augusto

 

 

O psicólogo e jornalista, Luiz Augusto Mendes, foi ouvido na tarde deste sábado (05), pelo Blog do Jordan Bezerra e deu um alerta importante sobre a questão envolvendo o suicídio.


Luís Augusto mostrou preocupação com o crescimento dos casos de suicídio em todo o Brasil e chamou atenção para a necessidade de tratamento do problema, bem como para o aumento na oferta de estratégias para evitar o fato, uma vez que segundo a Organização Mundial da Saúde-OMS, 90% dos casos de suicídio acontecem em situações evitáveis.

 


Segundo o professor, o comportamento do potencial suicida pode ser percebido por pessoas com histórico de transtornos mentais, impulsivas, agressivas, com pouca tolerância a frustração e com expressões negativistas em relação ao assunto.

 


“Se a pessoa chega com a ideia de que quer desistir, que quer deixar a vida e a vida não faz mais sentido, esse é o momento para chagar com essa pessoa e falar com ele, por que ela está sem saber o que fazer”, explicou Luís Augusto.

 


O psicólogo considerou de fundamental importância falar sobre o assunto, buscando entender o sofrimento e a dor psicológica das pessoas propensas a ter atitudes e reações de um potencial suicida.

 


“É importante a gente prestar atenção nos sinais. Quem avisa sim, tem um grande risco de cometer suicídio. Talvez este seja um grande sinal”, acrescentou o psicólogo.

 


Na condição de jornalista, Augusto chamou atenção para o uso inadequado dos meio de comunicação, que muitas vezes tratam o problema de forma a potencializar o surgimento de novos casos.

 


“A forma de falar sobre o suicídio ajuda as pessoas. Tanto ela pode atrapalhar, quando eu romantismo o suicídio, quando eu mostro como ele aconteceu, procuro um culpado ou explicação, pode acontecer que as pessoas que estão fragilizadas, sejam alcançadas por negativamente por essa comunicação”, relatou.

 


Luís Augusto é formado em Jornalismo e Psicologia, pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB, com experiência profissional em Marketing e pesquisa na área de comportamento do consumidor.

 


Ele possui Mestrado e Doutorado em psicologia social e realiza atendimento clínico em João Pessoa, voltado ao trabalho de valorização a saúde mental. Os contatos podem ser mantidos através do Instagran: @luisaugustomendes.

 

Blog do Jordan Bezerra


Áudios

Prof. Luis Augusto.mp3