Historiador Hélder George fala do protagonismo da imperatriz Leopoldina no processo da independência do Brasil; ouça

13/09/2022 - 11:24 - Opinião

Compartilhe:
Historiador Hélder George fala do protagonismo da imperatriz Leopoldina no processo da independência do Brasil; ouça

Historiador Hélder George fala do protagonismo da imperatriz Leopoldina no processo da independência do Brasil

 

O Blog do Jordan Bezerra conversou com o professor historiador Helder George, na manhã desta terça-feira (13), para falar sobre o mês que comemora o bicentenário da Independência do Brasil. Professor George, como é mais conhecido, destacou o protagonismo da Imperatriz Leopoldina no processo de independência do país, que, segundo ele, passa por despercebido nos livros didáticos.

 

O historiador contou detalhes que, para muitos é novidade, tendo em vista que são informações que muitas vezes não aparecem nos livros de história brasileiros. Esses fatos ocultos são, por vezes retirados no conteúdo por questões variadas, entre elas a limitação da participação feminina em atos históricos, por exemplo.

 

"Falar sobre a independência do Brasil é colocar em pauta alguns questionamentos que, nem smepre, os livros didáticos colocam por conta das questões que envolvem isso: O papel da Imperatriz Leopoldina na independência. Justamente por conta dos bastidores, que na política nem sempre ficamos sabendo de imediato. Ela consegue fazer com que, com o rompimento do Brasil com Portugal, após a Revolução do Porto, e a ida de Dom João para Portugal para assumir o poder, ela passa a fazer justamente os bastidores do jogo. Dom Pedro I, apesar de ter praticamente vivido no Brasil esse tempo todo, não tratava ela de uma forma muito condizente com a questão maritária, tinha várias amantes, entre outros. Leopoldina era austríaca, e chegou ao Brasil com 20 anos, sem falar uma palavra em português, e nos bastidores, ela faz com que José Bonifácio, tutor da Família Real, rompa com a ideia de Reino Unido de Portugal e convence José Bonifácio a aceitar a nomeação de Ministro do Reino e Negócios Estrangeiros, uma espécie de Ministro das Relações Internacionais, colocando em cheque o império de Dom Pedro", explicou o historiador.

 

Ainda segundo professor George, a imperatriz escreveu cartas ao imperador relatando sobre a decisão. Ele falou sobre como as partes receberam a notícia: a insatisfação de alguns e a felicidade e sensação de liberdade de outro. 

 

Ouça a história na íntegra abaixo:

 

Blog do Jordan Bezerra | Política  

 



Áudios

Historiador Hélder George fala do protagonismo da imperatriz Leopoldina no processo da independência do Brasil; ouça