Vereadores de oposição em Piancó afirmam que projeto do novo código tributário do município atropelou o regimento interno e que a casa é um puxadinho do prefeito

18/12/2021 - 16:23 - Política

Compartilhe:
Vereadores de oposição em Piancó afirmam que projeto do novo código tributário do município atropelou o regimento interno e que a casa é um puxadinho do prefeito

Câmara de Piancó.jpg

Aniversário Patos PB

 

 

Três vereadores da cidade de Piancó-PB, bateram boca ao vivo nesta sexta-feira (17), durante o programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão. O motivo do desentendimento foi um projeto de lei enviado a casa pelo prefeito Daniel Galdino (PP), dispondo sobre os reajustes no código tributário do município.

 

 

Na ocasião, os vereadores Cícero de Zé Rico (DEM) e Pedro de Zé Luzia (Cidadania), acusaram o presidente da Câmara, Neguinho Marinheiro (PP), atropelar o regimento interno da casa e colocar o projeto em votação sem o parecer jurídico da casa e às pressas, sem haver tempo para os vereadores fazerem a leitura e o debate sobre o projeto

 

 

O vereador Pedro de Zé Luzia disse que solicitou ao presidente que o projeto fosse retirado de pauta para antes, ser submetido a uma audiência pública, mas o parlamentar teve o pedido negado. Pedro disse que a prática é rotineira, em torno da votação de projetos de última hora, sem parecer jurídico: “Com certeza eu vou entrar na Justiça para assegurar os direitos dos nossos cidadãos”, avisou o vereador.

 

 

Ele cobrou do prefeito Daniel galdino, a conclusão das obras inacabadas no município, que vem utilizando recursos próprios arrecadados através de impostos.

 

 

Cícero de Zé Rico acusou a Câmara de Piancó de está ‘a serviço do prefeito’ Daniel Galdino, e acrescentou que o presidente da Câmara colocou o projeto em pauta às pressas. 

 

 

“Protocolaram esse código às 14 horas e com urgência, com mais de 250 páginas para que a gente possa se debruçar, entender e votar. Infelizmente a Câmara de Piancó está a serviço do senhor prefeito; realmente colocou em pauta às 7 horas da noite para que a gente possa dar um parecer e depois votar. Não tem como, em poucos minutos, ler 250 páginas para interpretar um código tributário, que é tão badalado em Piancó”.

 

 

O que diz o presidente

O presidente da Câmara de Piancó, Neguinho Marinheiro, participou ao vivo do programa e rebateu os parlamentares. Ele afirmaou que o projeto teve parecer jurídico, e passou por discussão com populares para ser em seguida, enviado em tempo hábil para apreciação. Neguinho Marinheiro disse que os vereadores de oposição não se interessam em ir até a casa legislativa para consultar as demandas apresentadas na casa.

 


Neguinho alegou que o objetivo do projeto de lei é reajustar taxas elevadas de impostos municipais para ajudar, sobretudo, pequenos comerciantes.

 

 

“Eles não vão procurar saber o que está chegando na Câmara para que seja analisado e debatido. Existe sensibilidade por parte do prefeito. Nós, vereadores da bancada, escutamos comerciantes, escutamos a população. E o prefeito, diante disso, fez um novo projeto de lei de código tributário, justamente para beneficiar as pessoas mais carentes”.

 

 

Em relação as obras inacabadas, Neguinho Marinheiro alegou que foram deixadas pelo ex-prefeito Sales Lima, que hoje é vice-prefeito, e estão paradas por causa de irregularidades.

 

 

Blog do Jordan Bezerra, 

 

 

Com informações; Diario do Sertão