No Dia Nacional de Luta da Pessoa em Situação de Rua, Nadir destaca Lei de sua Autoria

20/08/2025 - 15:13 - Política

Compartilhe:
No Dia Nacional de Luta da Pessoa em Situação de Rua, Nadir destaca Lei de sua Autoria

No Dia Nacional de Luta da Pessoa em Situação de Rua, Nadir destaca Lei de sua Autoria

 

Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira, 19, data alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa em Situação de Rua, a vereadora Nadir (Republicanos) utilizou seu tempo nos destaques pessoais para chamar a atenção da sociedade e do Poder Público para a urgência de políticas sociais voltadas para essas pessoas. Em sua fala, a parlamentar reforçou a necessidade de empatia e solidariedade diante do crescimento desse problema no município.

 

Nadir destacou a Lei nº 6.311/2025, de sua autoria, já sancionada pelo prefeito Nabor Wanderley (Republicanos), que garante a inserção de mulheres em situação de rua no mercado de trabalho. A iniciativa, segundo a vereadora, busca oferecer uma oportunidade real de inclusão social, resgatando a dignidade e a autonomia financeira dessas mulheres.

 

“Muitas foram vítimas de violência e, infelizmente, viviam uma dependência financeira. Por não aceitarem mais essa condição, acabaram sendo jogadas nas ruas”, lamentou a parlamentar, relacionando a vulnerabilidade feminina como um dos fatores que levam ao aumento dessa realidade.

 

A vereadora também reforçou que sei mandato tem como prioridade a defesa da população feminina, principalmente das mais vulneráveis. “Nosso gabinete tem esse compromisso com a população feminina. A gente chama a atenção para a importância que tem essa data e para o olhar que a sociedade precisa voltar a essas mulheres”, acrescentou.

 

Durante sua fala, Nadir demonstrou preocupação com o crescimento do número de pessoas em situação de rua em Patos. Ela citou uma reportagem recente que aponta para o agravamento do problema no município. “Tomei conhecimento, através de uma matéria jornalística, de que essa situação vem se agravando em Patos, e isso é algo muito preocupante”, ressaltou.

 

A parlamentar reconheceu os esforços da Secretaria de Desenvolvimento Social em buscar alternativas que amenizem a realidade das pessoas em situação de rua, mas reforçou que é preciso ampliar ações estruturantes. Segundo ela, somente políticas públicas consistentes poderão oferecer novas perspectivas de vida.

 

Em tom de apelo, Nadir lamentou a falta de empatia de parte da população diante dessa dura realidade. “A gente não pode ver pessoas dormindo na rua e achar que isso é normal. Imaginem que, às vezes, nós, que dormimos no conforto do nosso lar, não conseguimos ter uma noite de sono tranquila. E o que dizer de quem não tem sequer um teto?”, questionou.

 

Para a vereadora, a garantia de moradia e de oportunidades de trabalho deve ser vista como um direito básico de todo cidadão. “Ter uma moradia é um direito. Nosso compromisso é continuar buscando alternativas e ações que transformem essa triste realidade”, concluiu.

 

 

A Fonte