17/09/2025 - 15:37 - Política
Senado aprova projeto de Efraim que pode reduzir preços de remédios no Brasil
A alta no preço dos remédios tem sido uma das maiores preocupações das famílias brasileiras, principalmente entre aposentados e pessoas que dependem de medicamentos contínuos. Pensando em reduzir esse impacto no bolso do consumidor e, ao mesmo tempo, modernizar a forma de acesso a itens de uso comum, o senador Efraim Filho (União-PB) apresentou uma proposta que foi aprovada nesta terça-feira (17) na Comissão de saúde do Senado.
O texto autoriza que medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs) possam ser vendidos também em supermercados. A novidade deve facilitar o dia a dia da população pela praticidade de locais com horários estendidos, mas mantém como requisito obrigatório a presença de farmacêutico, garantindo a segurança e o cumprimento das normas da Anvisa.
Segundo o senador Efraim, a essência da proposta é dar alternativas ao consumidor. “Queremos estimular possibilidades que possam baratear os medicamentos, que muitas vezes pesam demais no orçamento, principalmente dos aposentados”, ressaltou. Além de beneficiar os usuários, a medida valoriza o papel dos profissionais da farmácia e ainda deve gerar empregos no setor.
O parlamentar destacou ainda que a tramitação só foi possível graças ao diálogo com representantes da saúde, comércio e indústria farmacêutica. A articulação ajudou a eliminar dúvidas, esclarecer pontos técnicos e construir um consenso que resultou na aprovação unânime da matéria. “A política que funciona é a que escuta, constrói pontes e entrega soluções reais. Essa aprovação mostra que é possível modernizar com responsabilidade e manter o cidadão no centro da pauta”, afirmou.
Aprovado em decisão terminativa na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o Projeto de Lei 2.158/2023 segue agora para análise na Câmara dos Deputados, podendo ainda ser levado ao Plenário do Senado caso haja recurso.
Blog do Jordan Bezerra
com informações de Paraíba em Notícia
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle