11/02/2026 - 09:48 - Política
Partido Novo entra com ação no TSE contra Lula, PT e escola de samba por propaganda eleitoral antecipada
Segundo ação, o samba-enredo ultrapassa o limite de uma homenagem e funciona como pré-campanha, ao trazer para a Sapucaí a trajetória de Lula e elementos das campanhas eleitorais.
O partido Novo entrou com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quarta-feira (10), por propaganda eleitoral antecipada contra o contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Partido dos Trabalhadores e a escola de samba Acadêmicos de Niterói. A sigla pede aplicação de multa de R$ 9,65 milhões.
Na ação, o Novo aponta que o samba-enredo escolhido pela escola para o Carnaval de 2026 no Rio de Janeiro ultrapassa o limite de uma homenagem e funciona como pré-campanha, ao trazer para a Sapucaí a trajetória de Lula e elementos das campanhas eleitorais.
O samba-enredo da Acadêmicos de Niterói têm como título “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.
Além da multa, a legenda pede que o TSE:
Ainda segundo o Novo, o enredo e a divulgação do samba-enredo nas redes sociais teriam conteúdo eleitoral, citando polarização política de 2022, jingles ligados a campanhas petistas, menção ao número do PT.
No texto, o partido aponta também que presidente de honra da escola, Anderson Pipico, é vereador pelo PT em Niterói (RJ).
ClickPB
© Copyright 2018 - 2026 - Todos os direitos reservados - Painel de controle