Presidente da Câmara de João Pessoa anuncia campanha educativa contra violência após alta nos casos de feminicídio

11/02/2026 - 10:09 - Política

Compartilhe:
Presidente da Câmara de João Pessoa anuncia campanha educativa contra violência após alta nos casos de feminicídio

Presidente da Câmara de João Pessoa anuncia campanha educativa contra violência após alta nos casos de feminicídio

Aniversário Patos PB

 

O aumento dos casos de violência contra a mulher na Paraíba pautou os debates da Câmara Municipal de João Pessoa nessa terça-feira, 10 de fevereiro. Durante a sessão ordinária, o presidente da Casa, vereador Dinho Dowsley, afirmou que o Legislativo vai intensificar ações de conscientização e anunciou o lançamento de uma campanha educativa ainda esta semana com foco no enfrentamento ao feminicídio e à violência doméstica.


Segundo dados mencionados em plenário, o estado da Paraíba registrou 36 feminicídios em 2025, número que representa crescimento de 38% em comparação com o ano anterior. O cenário também reflete uma realidade nacional preocupante.

 

“No Brasil, uma mulher é assassinada a cada seis horas. Enquanto esta sessão acontece, enquanto estamos aqui debatendo projetos, trabalhando, vivendo nossas rotinas, outra mulher pode estar perdendo a vida. E nós precisamos dizer com todas as letras: feminicídio não é um crime comum”, enfatizou o parlamentar.


O parlamentar destacou que a maioria dos casos ocorre no ambiente doméstico e é praticada por companheiros ou ex-companheiros das vítimas, evidenciando a permanência de comportamentos machistas e padrões culturais que ainda colocam mulheres em situação de vulnerabilidade. Ele salientou que muitas vezes a mulher é vítima do marido ou namorado, de quem mais deveria confiar, fruto da violência doméstica e do machismo ainda existente.


De acordo com o presidente da Câmara, o enfrentamento à violência precisa ir além da repressão penal e alcançar a formação educacional e a conscientização social.

 

“Aqui nesta Casa, tivemos a oportunidade de aprovar projetos importantes voltados para esse enfrentamento. Orientei nossa equipe de comunicação e nossa próxima campanha vai tratar sobre o enfrentamento da violência contra a mulher. Precisamos dizer não à violência. Precisamos dizer chega!”, defendeu Dinho Dowsley.


A iniciativa deverá mobilizar os canais oficiais do Legislativo municipal e integrar as ações já desenvolvidas pelo parlamento na defesa dos direitos das mulheres.

 

 

Blog do Jordan Bezerra 

Com informações de Suetoni Souto Maior