16/04/2020 - 07:31 - Política
Jornalista Jordan Bezerra e Edjane Araújo
A vereadora Edjane Araújo (PDT) foi a entrevistada desta quarta-feira, dia 15 de abril, na série de entrevistas on-line do Blog do Jordan Bezerra com os pré-candidatos a prefeito de Patos. Edjane fez uma breve explanação sobre sua vida, avaliou a gestão de Ivanes Lacerda e abordou as mudanças que Patos precisa para voltar a crescer.
Edjane Araújo afirmou que "o retorno dos impostos para a sociedade é praticamente inexistente", e ainda que é necessário investir mais no município, que, segundo ela, tem retrocedido nos últimos anos, dificultando o primeiro emprego de muitos jovens.
Edjane trouxe ainda a informação de que o município de Patos tem recebido cerca de quase 2 milhões em verba para o enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid-19), e que além disso foi repassado 1 milhão de reais através de uma emenda parlamentar do deputado federal Hugo Motta para a área a de proteção social básica, e mais 196 mil para a compra de uma ambulância e cobrou o veículo. Apesar de afirmar que não há ressentimento com a gestão atual, teceu fortes críticas ao dizer que falta "boa-fé" para agir na situação do município, e que falta o básico nas unidades de saúde.
Falou sobre os principais problemas de Patos, como as obras paradas, dentre elas o Teatro Municipal, e outras ainda nem iniciadas como o aterro sanitário do lixão público. Afirmou que faltar celeridade na situação e que não há liderança do prefeito, pois o secretário de meio ambiente é competente, mas não tem autonomia para a resolução dos problemas. Sobre o teatro, disse que o prefeito precisa buscar uma emenda de 1 milhão de reais, outrora perdida pelo governo municipal no ano de 2019.
Ainda disse que não deveria existir uma caixa preta para ser aberta, já que toda gestão deve ser transparente para com a sociedade. Edjane informou que o prefeito afastado, Dinaldinho Wanderley (MDB), recebeu a prefeitura com um débito de R$ 36 milhões de reais que deveriam ter sido destinados à previdência dos servidores públicos em gestões anteriores e que não foram pagos.
Falou que falta autonomia para os secretários do município, e que "o prefeito interino Ivanes Lacerda é extremamente centralizador de decisões, o que afeta o andamento dos serviços”, afirmou ela.
Disse que o município recebe R$1.800.000,00 para a saúde, só para manter média e alta complexidade de acordo com ela suficiente para se manter, e criticou a subutilização do Hospital do Bem, que por falta de funcionamento elevador está com segundo andar parado, dificultando o funcionamento. De acordo com a pré-candidata, é um exemplo claro de um "elefante branco" e da falta de atenção do Governo do Estado para a cidade, que teve que "implorar" pela destinação de UTI's para a prevenção ao Covid-19.
Ao final, Edjane Araújo ressaltou a necessidade de um trabalho conjunto da Prefeitura com a Câmara, já que os vereadores representam o povo, mas que muitas vezes o prefeito atual coloca a culpa dos problemas no legislativo. Disse que nenhum gestor deve abandonar o povo e que não vai enganar ninguém.
Assista à entrevista na íntegra no Instagram: @blogdojordanbezerra
Blog do Jordan Bezerra
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle