Vereadores do Democratas em Tavares têm mandatos cassados por fraude em cotas; Veja lista

14/12/2021 - 11:06 - Política

Compartilhe:
Vereadores do Democratas em Tavares têm mandatos cassados por fraude em cotas; Veja lista

Vereadores do Democratas em Tavares têm mandatos cassados por fraude em cotas

Aniversário Patos PB

 

A Justiça Eleitoral da Paraíba cassou mandatos de vereadores do Democratas em Tavares, após confirmação de fraudes em candidatura de mulheres, as chamadas cotas de gênero. Os votos da chapa foram anulados e, portanto, os vereadores foram cassados. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi julgada nessa segunda-feira, dia 13, pelo relator juiz Fábio Leandro Alencar Cunha.

 

Segundo a decisão judicial, foram cassados os registros de todos os candidatos a vereador que disputaram as eleições de 2020 pelo Democratas na cidade de Tavares. Os vereadores Branco da Viúva e Pablo Dantas, apesar de terem sido eleitos, perderam o mandato por conta da cassação da chapa, mas ainda podem recorrer da decisão. A justiça determinou ainda que todos os votos sejam recontados e retotalizados.

 

Durante as auditorias, o TER-PB identificou que a candidata Cláudia Rafaela Fernandes de Paiva não fez campanha para promover a sua candidatura, o que é incomum em pleito eleitoral e pode caracterizar candidatura laranja, quando o nome é colocado apenas para cumprir a cota de participação feminina.

 

Segundo o TCE, ela teria feito campanha para o marido dela, o vereador eleito cassado Pablo Dantas. Além disso, não gastou nada dos recursos disponíveis para a campanha, o que para a justiça são provas contundentes de participação para cumprir cotas de gênero. Entretanto, a candidata disse que descobriu que estava grávida e ficou impossibilitada de movimentar a sua campanha.

 

O espaço fica aberto a possíveis esclarecimentos dos citados acima.

 

Blog do Jordan Bezerra | Política

Com informações do portal Click PB