Prefeitura de Patos divulga queda na infestação do Aedes aegypti

24/07/2023 - 08:53 - Política

Compartilhe:
Prefeitura de Patos divulga queda na infestação do Aedes aegypti

Prefeitura de Patos divulga queda na infestação do Aedes aegypti

 

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Ambiental, divulgou o resultado do 3º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023. O estudo foi realizado entre os dias 3 e 7 de julho. O LIRAa é um método simplificado que permite identificar a infestação e distribuição do vetor Aedes aegypti no município.

 

É um trabalho de amostragem que possibilita identificar os bairros mais críticos e quais depósitos (de focos) são predominantes na área. De acordo com os dados apresentados, o Índice de Infestação Vetorial Predial (IIVP) neste terceiro LIRAa de 2023 foi de 2,7% (geral), representando uma queda de 2,1% em relação ao resultado do segundo LIRAa: 4,8%.

 

Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental Municipal, José Júnior de Medeiros, a cidade de Patos baixou de alto para médio risco. De forma isolada, bairros como Alto da Tubiba e Morada do Sol reduziram seus índices para 0,0%. O distrito de Santa Gertrudes também caiu significativamente, assim como outros bairros citados no levantamento. De Medeiros atribui essa redução do LIRAa ao trabalho diário dos agentes de combate às endemias e dos agentes comunitários de saúde, ao empenho de outras secretarias municipais e principalmente aos cuidados preventivos adotados pela população em suas residências.

 

Ele também pontuou que o encerramento do período de chuvas favorece a não proliferação do mosquito de forma mais intensa. Toda a população precisa fazer sua parte, não deixando água parada e denunciando imóveis ou áreas suspeitas de terem focos do mosquito Aedes aegypti, entre os quais terrenos baldios ou ambientes que possam facilitar a proliferação do vetor. 

 

O contato para informar sobre possíveis focos do Aedes pode ser feito pelo telefone (83) 98887-7476 (WhatsApp), de segunda a sexta-feira, ou ainda nas unidades básicas de saúde.

 

 

Coordecom