Jornalistas Genival Júnior e Jordan Bezerra fazem análise do resultado das eleições em 18 municípios do Sertão da Paraíba; veja vídeo

09/10/2024 - 23:55 - Política

Compartilhe:
Jornalistas Genival Júnior e Jordan Bezerra fazem análise do resultado das eleições em 18 municípios do Sertão da Paraíba; veja vídeo

 

O Bate Papo com Jordan Bezerra desta quarta-feira, dia 9 de outubro, foi com o jornalista Genival Júnior, que, juntamente ao jornalista Jordan Bezerra, fez uma análise dos resultados das eleições de Patos e vários municípios da região, em um total de 18 cidades.

 

Inicialmente, falaram sobre Areia de Baraúnas e concordaram que o nome de Toinho Macedo está consolidado com a vitória expressiva de mais de 60% dos votos sobre Antônio Mineral.

Já em Cacimba de Areia, Heitor Campos apresentou pouco mais de 78% dos votos contra Mabel, consolidando a força do grupo de Betinho Campos no município. Além disso, Geomar Soares foi eleito vereador para 9º mandato seguido.

 

Em Passagem, uma particularidade. A primeira prefeita eleita por voto popular Tenena Rosângela obteve mais de 72% dos votos, esposa do líder político e ex-prefeito Magno de Bá.

Já em Quixaba, Allan, indicado pela prefeita Claudia Macário e Júlio César obteve uma vitória extraordinária com mais de 83% dos votos sobre o Dr. Camilo, filho do ex-prefeito Edmilson Pereira, com apenas 359 votos. 

 

Em São Mamede, Chaguinha obteve mais de 87% dos votos, sendo o prefeito mais votado da história do município com 5.051 votos. Sayonara, sua adversária, obteve apenas 732 votos. No município, os 9 vereadores foram eleitos da base da situação e a vice de Chaguinha, Ana Beatriz, é a mais nova do Brasil, com apenas 20 anos, consolidando a liderança de Umberto Jefferson e Dr. Chagas.

Em Santa Luzia, os jornalistas destacaram que foi um pleito bastante acirrado, com a diferença de 1.570 votos do prefeito eleito Henry Lira sobre Netto Lima, que se credenciou como um forte nome na oposição local.

 

Falaram sobre Ana Peixoto, a primeira mulher eleita no município de Malta, esposa do ex-prefeito Nael Rosa, que foi eleita com uma vitória esmagadora, com mais de 3.300 votos de maioria, consolidando o grupo do seu marido.

Em Condado, Caio Paixão obteve 65% dos votos contra seu adversário Xiruca, que obteve 1.647 votos. Vale lembrar que houve na cidade a desistência do ex-prefeito Antônio de Pádua à disputa, o que pode ter atrapalhado a oposição nesse sentido, embora a vantagem tenha sido imensa nas urnas.

 

Em Pombal houve uma disputa acirrada entre o Galego da Gavel, com 10.946 votos contra Pedro Feitosa, filho do ex-prefeito Jairo Feitosa, em saudosa memória, com 10.533 e Pollyanna Dutra, ex-prefeita do município e ex-deputada. Genival e Jordan Bezerra concordaram que nasce uma nova liderança no município.

Já em Catingueira, Suélio Félix obteve um pouco mais de 65% dos votos, em um total de 2.952, e Dr. Odir, o ex-prefeito, obteve 1.547 votos. A diferença expressiva foi de 1.405 votos. Vale lembrar que o mesmo duelo ocorreu nas eleições municipais de 2020 e Suélio Félix, na época, venceu o pleito com apenas 76 votos de diferença. Os jornalistas concordaram com a força do nome do atual prefeito em toda a região. 

 

Em São José do Bonfim, o jornalista Genival Júnior destacou que as eleições já estavam praticamente decididas, visto que Rosalba obteve mais de 77% dos votos contra Antônio de Carolina, com uma diferença de mais de 2 mil votos. O grupo de Rosalba e Miguel Motta se mantém no poder do município por quase 30 anos.

 

No município de Mãe D’água, esperava-se uma disputa bem mais acirrada entre o Dr. Jucélio e Marcondes, o Véi das Terras. A diferença foi de 361 votos. Lembrando que Neguinha, vice do Véi das Terra perdeu para Cirino, o atual prefeito, por apenas 134 votos. Genival alegou que houveram erros de estratégias do Véi das Terras, que era cotado como vencedor do pleito.

Em Matureia, disputaram três candidatos: Leandro Laia, candidato do atual prefeito, Zé Pereira, que tirou 2.525 votos, contra Dr. Israel, ex-aliado de Zé Pereira, com 1.826 votos. Alexandre obteve 248 votos no geral, sendo o terceiro candidato local.

Em Teixeira, o atual prefeito Wenceslau Marques venceu por uma diferença significativa, contra Valdecir Júnior, com 3.202 votos. Zé Mário obteve apenas 68 votos. Os jornalistas destacaram que houveram inúmeras reviravoltas na oposição, com a desistência de Nego de Guri, facilitando ainda mais a vitória do atual prefeito.

São José de Espinharas também elegeu pela primeira vez uma mulher como prefeita. Thaise de Edjane obteve 2.922 votos, com pouco mais de 78% do total. Já a candidata Socorro obteve 808 votos, visto que entrou na disputa em última hora. Houve ainda uma confusão devido a indefinição do nome da oposição, devido à desarticulação do grupo, o que corroborou os resultados apresentados.

 

Em Emas, a prefeita Anete Loureiro se uniu ao grupo de Segundo Madruga, e os insatisfeitos lançaram o nome de Paulinho Maria para disputar, filho do empresário Paulo Maria. Anete Loureiro venceu com 56% dos votos, obtendo uma maioria de 485 votos. Todavia, os jornalistas concordaram que surgiu uma oposição forte no município.

 

Em Santa Terezinha, ocorreu uma quebra de tabu de 24 anos, visto que nenhum prefeito alcançava uma reeleição. O prefeito Arimateia Camboim venceu o ex-prefeito Zé Afonso, com 2.768 votos contra 2.271, uma diferença de 497 votos. Segundo Genival Júnior consolida-se como uma grande liderança no município, fazendo história como o prefeito com mais mandatos na história do município, caminhando para seu terceiro mandato.

Os jornalistas destacaram o crescimento nas três últimas eleições do vereador Francisco Bezerra, que em seu primeiro pleito obteve 361 votos, em 2016, em 2020 atingiu 417 votos, sendo o mais bem votado, e em 2024 atingiu a marca de 569 votos, sendo novamente o mais bem votado. Os jornalistas destacaram o crescimento e possibilidade de disputa do executivo em 2028 pelo vereador, com muito trabalho e também alinhamento com o atual gestor Arimateia Camboim, que pode ou não indicá-lo.

 

Em Patos, Genival Júnior declarou que foi um pleito completamente dominado pelo Republicanos, e o atual prefeito Nabor Wanderley venceu com uma imensa maioria de votos o seu concorrente direto Ramonilson Alves, com mais de 37 mil votos contra pouco mais de 11 mil votos obtidos pelo juiz aposentado Ramonilson. O professor Edileudo, que também disputou o pleito, obteve 1.516 votos e Aline Leite 492 votos. Para a Câmara Municipal, os jornalistas destacaram a série de dificuldades enfrentadas pela oposição, com muita desorganização, o que facilitou a vitória da situação, que com méritos próprios venceu a disputa. Usaram como exemplo a indefinição da família Lima, que em determinado momento estava alinhada a Ramonilson Alves e logo em seguida já não estava mais, com destaque às movimentações da Baronesa Priscila Lima.

Genival Júnior ressaltou que a família Lima sai com resultados negativos nessa campanha, visto que não elegeu sequer um vereador, visto que Samuel Pinto obteve pouco mais de 800 votos. Na Câmara de Vereadores de Patos, foi destacada a vitória de Brenda Nóbrega com mais de 2.700 votos, quebrando o recorde de Orlando Xavier, que perdurou por muitos anos.

Ainda sob uma análise dos jornalistas, a vereadora reeleita Tide Eduardo tem tudo para ser reconduzida à presidência da Câmara, visto que, segundo declarações da própria vereadora, 12 dos 17 vereadores apoiam sua eleição para a Mesa diretora em 1 de janeiro de 2025.

 

Por fim, o jornalista Genival Júnior agradeceu o espaço ao jornalista Jordan Bezerra e afirmou que é importante que haja esse debate, para fomentar o processo político na região.

 

 

Blog do Jordan Bezerra