24/10/2021 - 13:31 - Opinião
A Capital do Sertão, a Morada do Sol, a cidade de Patos, que fica a 300 km da capital João Pessoa, está celebrando neste domingo, dia 24 de outubro, 118 anos de quando o município passou para a categoria de cidade. Falar de Patos é falar de uma cidade progressista, de um povo trabalhador e guerreiro, que tem como característica não somente o clima quente, mas, sobretudo, o clima aconchegante do seu povo, da sua gente, um povo solidário e amigo.
Falar de Patos é falar de figuras exponenciais, como Virgílio Trindade, Edileuson Franco, Nestor Gondim, Paulo Porto, Batista Leitão, Orlando Xavier, Fábio Diniz e Roberto Fortunato e Maciel Alves, esses na área da comunicação, todos em saudosa memória.
Falar de Patos é descrever os grandes nomes da política que passaram e deixaram seus legados, como Edivaldo Motta, Olavo Nóbrega, Doutora Geralda, Rivaldo Medeiros, Dinaldo Wanderley, Múcio Sáryro, José Cavalcanti, Chico Bocão e Polion Carneiro, e a principal expressão, Ernani Sátiro, que foi prefeito de João Pessoa e também governador do estado, para citar alguns, que fazem parte da história da construção da cidade de Patos.
A terceira cidade mais importante do estado da Paraíba, a quarta em população, atualmente, segundo o IBGE, Patos conta com 109 mil habitantes, e classifica-se como a terceira cidade mais importante do estado, pois, embora a cidade de Santa Rita possua um maior número populacional, compõe um território polarizado por João Pessoa, ao contrário de Patos, que polariza mais de cinquenta cidades da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do Pernambuco. O comércio da cidade é o seu destaque, é o coração que pulsa, onde o povo dessas cidades, diariamente, realiza compras e vendas em seu território patoense.
Patos é também cidade de ativistas culturais que tem relevantes serviços prestados, como Damião Lucena, José Romildo e o poeta Chico Velho, para citar alguns. Uma cidade que não para de crescer, bela de se ver e de se viver.
A cidade do Parque Religioso Cruz da Menina, da belíssima Catedral de Nossa Senhora da Guia, dos padres Vieira, do Padre Severino, Valdomiro e também do Padre Fabrício, para citar alguns nomes.
O município tem na Rádio Espinharas uma expressão da radiofonia paraibana, com mais de 70 anos história e tradição. Uma emissora padrão, uma emissora escola, onde grandes figuras continuam atuando, para citar o decano da comunicação patoense, Luiz Gonzaga Lima de Morais.
Portanto, o trecho do hino de patos faz-se uma expressão verdadeira ao seu povo e a quem conhece os valores da cidade: “Patos, te amo Patos. Patos eu ei sempre de te amar.”
Na parte esportiva, tem o simpático JC, o estádio José Cavalcanti, os dois times da cidade, o Esporte Clube de Patos e o Nacional Atlético Clube. Das belezas naturais, o Serrote Espinho Branco, da sangria da Barragem da Farinha, a beleza do espelho d’água do Açude do Jatobá.
Cidade também na cultura popular destacando aqui o duelo épico entre Inácio da Catingueira e Romano de Teixeira. Vale destacar figuras importantes na poesia e repede como; Silvino Pirauá de Lima e Cego Condecinha.
Patos do antigo Gigantão do Prado ou cinema São Francisco, da Praça João Pessoa, dos colégios no Monsenhor Manuel Vieira e Cristo Rei.
A cidade do Major Migué também se destaca como polo educacional, são várias faculdades e institutos, federais e estaduais, como a UEPB e a UFCG, que oferecem a Patos e região um ensino de qualidade. Merece destaque também a UNIFIP, faculdade privada, que tem formado ao longo dos anos milhares de profissionais para o município e a região. Nesse tópico há ainda o nome de Coriolano de Medeiros, um grande personagem e intelectual da educação para a cidade.
O município é também destaque na área de saúde, com vários hospitais públicos, como o Complexo Hospitalar Regional de Patos(incluído Hospital do Bem), a Maternidade Peregrino Filho e o Hospital Infantil Noaldo Leite, bem como unidades privadas, como a Hospital Day e o Hospital São Francisco. A cidade também conta várias clínicas em seu território, juntamente a grandes profissionais especializados.
O Blog do Jordan Bezerra presta essa singela homenagem à cidade de Patos, e se faz contente em estar felicitando a Morada do Sol, pelo seu legado e representatividade para nosso estado da Paraíba.
Por Jordan Bezerra
© Copyright 2018 - 2024 - Todos os direitos reservados - Painel de controle